Já faz um certo tempo que um novo conceito de consumo de moda, o slow fashion, vem ganhando força. Contrário ao consumo desenfreado proposto pelas fast fashions – em que vitrines se renovam constantemente e peças novas chegam a todo momento para nos seduzir a comprar bem mais do que realmente precisamos – o movimento propõe uma moda sustentável.

continua após a publicidade

Com a indústria fashion trabalhando em um ritmo cada vez mais acelerado, sabemos que não é fácil ser uma consumidora consciente. Entra e sai estação, as lojas apresentam novas tendências e parece que nunca temos roupas suficientes! Por isso, da próxima vez que for às compras, lembre-se das dicas abaixo e pense em todas as questões sociais, ecológicas e econômicas na hora de adquirir uma peça. Afinal, chique é ser consciente!

– Não compre por impulso. Preste mais atenção na qualidade e na durabilidade das roupas antes de levá-las para casa.

– Invista em peças atemporais e que possam compor diversos looks diferentes. Estude seu guarda-roupa para saber o que pode render combinações e para não correr o risco de comprar o que não vai usar. Além disso, arrumando o armário conseguimos descobrir coisas bacanas que nem lembrávamos que existiam e também saber exatamente aquilo que está faltando.

continua após a publicidade

– Não se desfaça das peças à toa. Através da customização, o que você não usa mais pode se transformar em uma peça personalizada, atualizada e cheia de estilo.

– Doe aquilo que você realmente não quer. Ou então crie um grupo de venda ou troca com as amigas. Garimpar em brechós ou bazares pode render peças incríveis e com preços mais em conta. E você ainda contribuiu para a reciclagem das roupas!

continua após a publicidade

– Encontre seu estilo e analise o que realmente lhe cai bem. O autoconhecimento torna as compras muito mais fáceis, pois você já sabe o que favorece seu visual.

– Conheça melhor as marcas que consome. Procure saber como, por quem e onde as peças são confeccionadas e se a empresa utiliza meios ou matérias-primas sustentáveis.

– E, finalmente, antes de tudo, pare e pense: eu realmente preciso disso? Compre apenas o essencial. Seu bolso e o planeta agradecem!