Doenças Caninas Modernas

É cada vez mais frequente saber de cães que morreram de câncer. Meus últimos três cachorros que faleceram, foi desta doença terrível. De acordo com o médico veterinário Dr. Jaime Luiz Trevisan Ribeiro, “pediatra” dos meus filhos de pelo, atualmente as doenças caninas mais diagnosticadas em consultórios são as alergias, as doenças de pele, como a sarna demodécica, que apesar de não ser contagiosa requer tratamento contínuo (quando a imunidade baixa, a doença pode voltar a atacar). Em segundo lugar, estão os variados tipos de câncer, geralmente fatais.

Segundo o Dr. Jaime Luiz, da Clínica Pedigree no Bigorrilho, os maiores causadores dessas doenças são o tipo de alimentação (industrializada) e o ambiente (carregado de ácaro e pólen). Na opinião dele, bom senso é a chave na hora de dar comida ao seu cão. Prefira petiscos naturais, como peito de frango, ao invés dos industrializados, com corantes e conservantes.

Meus cães há anos comem comida natural, baseada na dieta do Cachorro Verde (www.cachorroverde.com .br). Além de ser mais saudável alimentá-los com comida sem sal, legumes, miúdos de frango e carne bovina, sai mais barato que comprar ração de boa qualidade (ração “baratinha”, causa diarreia e fraqueza, pois tem menos de 20% de proteína na composição).

A maneira eficaz de evitar câncer de mama e de útero nas fêmeas e de próstata nos machos é castrando-os com 6 meses de vida, antes do primeiro cio das fêmeas, e NUNCA dar injeções de hormônios para evitar o cio (são cancerígenas). Quem não puder arcar com consultas, exames, etc, deve procurar o Hospital Veterinário da PUC, no Cabral, fone 3207-3273. A maioria dos exames e procedimentos são GRATUITOS e por isso, a fila é grande. Tem que ter paciência, mas vale a pena!

Agenda – Sábado 18/06

– Adoção de cães e gatos do EsalPet Petshop,
na Rua 24 de Maio, 1875 – das 10h às 16h.

– Evento de adoção Salva Bicho, na Praça Santa Filomena, Rua Augusto Stresser –
das 10h30 às 16h30.

– Adoção de cães na Casa do Produtor,
Rua Engenheiro Rebouças, 1814 –
sábados e domingos, das 10h às 16h.

– Campanha Animalia Curitiba,
Rua Nilo Peçanha, 760, das 10h às 17h.

Para entrar em contato com esta coluna: cristinabresser@gmail.com.