O cidadão paulista de nascimento João Santana da Silva, de saudosa memória, foi o principal fundador do Caxias F. C., responsável direto pelas conquistas mais expressivas do clube nos campeonatos da Suburbana. O estádio, que hoje leva o nome de seu fundador, já foi palco de grandes decisões.

continua após a publicidade

Primeiro título

O Caxias, que adotou as cores vermelha, branca e preta em seu uniforme, começou a comemorar títulos no ano de 1970, quando se apresentava em campo com os seguintes jogadores, hoje muito reverenciados pela torcida lá do bairro Boqueirão/Hauer, local da sede do clube: Jair, Pine, Joãozinho, Lobinho, Jamanta, Nilton, Airton, Eduardo, Teco, Bozzano, Rogério, Milton, Hamilton, Cláudio, Mendes, Paraguaio e Júlio.

Técnico e presidente: João Santana da Silva.

continua após a publicidade

Naquela temporada, o Caxias realizou dezenove jogos, venceu dez, empatou oito vezes e perdeu apenas uma vez. Marcou 39 gols e sofreu 25. Maior vitória: 8×4, diante do Flamengo da Rua Albino Silva (Bom Retiro).

Pelas suas jornadas vitoriosas dentro da Divisão de Acesso, o Caxias esteve militando na divisão de honra do futebol amador em duas oportunidades: 2011 e 2012, mas sem muito destaque.

continua após a publicidade

Em compensação, foi campeão na divisão de acesso nas seguintes temporadas: 1970, 1974, 1980, 1982, 1985, 1988 e 2010, totalizando sete títulos.

Parabéns Caxias F. C., 62 anos de existência e fazendo parte da história do futebol suburbano paranaense!