Repetido

Não foi realizada a rodada das séries A e B da Suburbana no último sábado apesar do bom tempo que reinou sobre nossa capital. Precipitadamente, por causa da chuva na quinta-feira, a rodada foi cancelada e os campos, conforme documento fotográfico de Thiago Lucca, estavam em perfeitas condições para a prática do futebol.

História

Um adiamento desnecessário, fato que já aconteceu na década de 60, quando a FPF (Federação Paranaense de Futebol) tinha sede na Rua 13 de Maio. O campeonato estava bastante atrasado, com vários jogos transferidos, por falta de policiamento, ausência de árbitros e pelo mau tempo.

A oportunidade para colocar em dia o campeonato daquele ano surgiu com quatro datas seguidas: 5 e 6 de setembro (sábado e domingo) e 7 e 8 do mesmo mês, em feriados. A solução encontrada pelo Doutor Osmar Toniolo, então diretor do Departamento Amador da FPF, foi a escalação de quatro rodadas que deixariam em dia a tabela de jogos. Times que jogariam no sábado votariam a campo na segunda-feira e os de domingo na terça.

Na reunião de sexta-feira, o mau tempo persistia em nossa capital e a FPF resolveu cancelar todos os jogos, mas acontece que no dia seguinte até a terça-feira, o sol brilhou em Curitiba, tal qual aconteceu no último sábado e os estádios ficaram vazios, sem futebol e, em consequência, aquele campeonato só foi encerrado no ano seguinte. A história se repetiu no último sábado.

Virou regra

Depois daquele fato, em caso de mau tempo na véspera, os jogos só poderiam ser adiados após vistoria às 11h do dia do jogo ou então apenas o árbitro na hora do jogo tinha autoridade para determinar se o jogo poderia ou não ser realizado.