Luiz Ferraz

continua após a publicidade

Com 85 anos completados na semana passada, o jornalista Levi Mulford tem uma relação muito mais do que profissional com a Tribuna do Paraná. Há 58 anos estampando nas páginas do jornal a realidade do futebol amador de Curitiba, Mulford é, depois do falecimento do jornalista Nelson Comel, em abril deste ano, o funcionário mais antigo da Tribuna. Para o jornalista, que ao lado de Heriberto Machado escreveu o livro “Futebol no Paraná: 100 anos de história”, ainda contribuir com o jornal é um complemento da sua vida.

“Escrever para a Tribuna não é simplesmente uma honra. É uma satisfação, um prazer e um complemento da vida da gente. Comecei em 1956 e não larguei mais. Eu falo para os meus familiares que a Tribuna é a minha segunda casa. Toda a minha família me incentiva para que eu continue a contribuir com o jornal. Vou fazer isso até onde as minhas forças permitirem”, frisou ele.

A relação de Levi Mulford com o futebol amador local começou em 1953, quando passou a escrever para o extinto Paraná Esportivo. Três anos depois, foi chamado por Albenir Amatuzzi para trabalhar na Tribuna e, durante este período, virou referência do futebol amador da capital paranaense. Apesar de ter recebido o convite para trabalhar com o futebol profissional, o jornalista, que também já jogou pelos campos da suburbana, preferiu continuar na cobertura do dia a dia do melhor e mais organizado futebol amador do Brasil.

continua após a publicidade

“Em 1958, quando o Pelé veio jogar aqui, o Amatuzzi falou para eu ir entrevistá-lo e partir para o futebol profissional, mas eu recusei e falei que a minha praia é o futebol amador. Fui participante da suburbana e comecei a divulgar o futebol amador ao mesmo tempo. Há uma grande diferença com o profissional, principalmente na preparação física a no estilo de jogo. Isso tudo me conquistou desde o início”, acrescentou.

Apesar de se manter firme e forte na cobertura da nossa suburbana, Mulford destacou que o futebol amador em Curitiba perdeu um pouco da sua essência. “Houve uma mudança radical no futebol amador com o passar dos anos. Antes se jogava por amor à camisa. Antes se dava um auxílio no que era possível. Antigamente não tinha aquela história de envelope depois dos jogos, como acontece hoje em dia”, cravou.

continua após a publicidade

Com a volta do futebol amador em Curitiba a partir deste sábado, Levi Mulford retorna com tudo também para passar todas as informações ao leitor da Tribuna. Com carinho de todos os dirigentes dos clubes, o jornalista se desdobra para cobrir a altura a competição. “Eu tenho que pegar informações com colaboradores, através da Rádio Barigui, que transmitem as partidas. Todos os jogos acontecem no mesmo horário e fica impossível comparecer em todos. Vou sempre em um jogo pelo menos e sou recebido com muito carinho por todos. Isso também graças à Tribuna, que nunca se afastou do futebol amador desde a sua primeira edição. O reconhecimento é recíproco, pois eu gosto deles e eles gostam da gente”, concluiu ‘seu Levi’.

Vai começar o campeonato

Arquivo
Estádio Francisco Muraro, palco da abertura do campeonato.

Decorridos mais de seis meses do final da temporada de 2013, quando o Trieste levantou o troféu, o torcedor suburbano terá finalmente a oportunidade de presenciar bons espetáculos que serão proporcionados durante a realização do novo campeonato oficial promovido pela FPF, temporada 2014.

Tempo mais que suficiente para os clubes participantes terem organizado seus elencos da melhor maneira poss&ia,cute;vel. O campeonato começa já neste sábado.

Abertura em Santa Felicidade

O Trieste, campeão do ano passado, fará sábado o jogo de abertura oficial, enfrentando o Novo Mundo, agora comandado pelo consagrado técnico Ivo Petry Sobrinho.

Novidade

O Estádio Francisco Muraro, que recebeu a implantação de gramado artificial, fará na oportunidade a inauguração dessa melhoria inédita em estádios amadores.

Primeira rodada

Trieste x Novo Mundo, no Francisco Muraro, Uberlândia x Pilarzinho, no Gustavo Schier, Santa Quitéria x Vila Hauer, no Maurício Fruet, Iguaçu x Bangu, no Egídio Pietrobelli, Urano x Nova Orleans, no Manoel Garcia de Andrade e Combate Barreirinha x Renovicente, no RecantoTricolor.

Preliminares pela categoria juvenil (Sub-17) às 13h30. Adultos às 15h30.