Os clubes que reúnem as condições exigidas pela Federação Paranaense de Futebol (FPF) e que desejarem participar da 51.ª Edição Taça Paraná têm até o final do expediente de hoje para confirmarem presença na magna competição de nosso futebol amador.

continua após a publicidade

O Internacional de Campo Largo, último campeão, deverá participar tentando conquistar o sexto título da Taça, aproximando-se de Trieste, Fanático e Combate Barreirinha, times que mais campeonatos conquistaram.

O Estádio Atílio Gionedis, que passou por uma série de reformas, vai reabrir suas portas para o grande espetáculo que é, sem dúvidas, a Taça Paraná. Hoje, no final da tarde, ficará definitivamente confirmado o número real de participantes.

Como tudo começou

Chicora Júnior
Internacional já conquistou a Taça em cinco oportunidades.
continua após a publicidade

A Taça Paraná começou a ser disputada em 1964 numa idealização do saudoso Capitão Hugo Weber, então diretor superintendente da FPF, na gestão de Gêneris Calvo. 17 clubes participaram, divididos em Grupo Sul e Norte. O Agroceres de Santo Antônio da Platina foi campeão do Norte e o Ferroviário de União da Vitória ganhou o grupo Sul.

Na decisão, jogos de ida e volta e quem levou a melhor foi o Ferroviário, tornando-se o primeiro campeão da Taça Paraná.

continua após a publicidade

Em 1972 a Taça foi dividida em grupos e mais tarde organizada por microrregiões, quando o número de participantes chegou perto de uma centena de times.

Super Taça

Em 1992, absurdamente ficaram de fora os times da capital. Posteriormente naquele ano, realizou-se a Super Taça para corrigir o erro e o Vila Fani foi campeão numa disputa com a A.A.Palmeira.

Atualmente

Hoje, a Taça é dividida em grupos, observando-se a condição geográfica dos disputantes e o número real de participantes.