O Bacacheri A.C., fundado em 19 de maio de 1948, começou a disputar campeonatos na principal divisão amadora da capital a partir de 1949, sagrando-se na sua estreia campeão do Torneio Início. Foi vice-campeão geral em 1950 e 1967, ganhando também o tradicional Torneio Início em 1960, 1961 e 1964, sendo vice-campeão em 1953.

continua após a publicidade

Na categoria de aspirantes foi campeão em 1954 de forma invicta, com 17 vitórias em 17 jogos, com 100% de aproveitamento, e foi vice em 1965 e 1967. Ganhou vários torneios, sempre bem representando o bairro, destacando-se com o vistoso uniforme auri-negro, principalmente aquele das camisetas quadriculadas, sua marca registrada.

O populoso bairro, que já teve times fortes como o Boa Vista, Rosenau e Tinguí, além do Corinthians (cujo slogan era transmitido pelos alto-falantes durante os festivais que promovia quase todos os domingos: ‘Corinthians jogando, torcida vibrando’. O crescimento imobiliário fez com que esses clubes desaparecessem do mapa. O Bacacheri ainda durou algum tempo, mas após a temporada de 1970 acabou com o futebol.

Mudança

continua após a publicidade

Mais tarde, em 1974, transformou-se em Bacacheri Clube de Campo, posteriormente mudado para E.C. Bacacheri. A diretoria do E.C. Bacacheri (sucessor do Bacacheri A.C.) achou por bem vender toda a propriedade, ocupada pelo antigo estádio Walfrido do Rosário, inclusive o ginásio de esportes (inaugurado em 1961), onde possivelmente será instalado em breve mais um mercado na região. Toda a história do Bacacheri virou saudades daqueles que o defenderam e admiraram.

Visita

continua após a publicidade

Fizemos, acompanhados do ex-jogador Máximo F. dos Reis, o popular Maçã, uma visita ao antigo local onde o Bacacheri fez sua história desde o tempo do fundador Jovino do Rosário, e seu filho Walfrido (ambos de saudosa memória). Fomos bem recebidos pela senhora Cris, que colocou à nossa disposição todo o acervo do ex-clube, inclusive o Memorial do Bacacheri.