Memória

É oportuno lembrar como foi a primeira edição da Taça Paraná, criação do saudoso capitão Hugo Weber, realizada em 1954. Quem solicita detalhes da conquista do Ferroviário de União da Vitória é o leitor Gustavo de Jesus Nunes, neto do ex-jogador Valdevino de Jesus, que hoje com 83 anos, e considera aquele glorioso feito um marco em sua carreira. Este ano, a Taça Paraná está em sua 51.ª edição e, no próximo domingo, entra na fase semifinal.

Recordando

A primeira edição da Taça Paraná de Futebol Amador foi realizada em 1964 e teve a participação de 17 equipes divididas em duas chaves. Na sul: Real de Curitiba, Seleto de Paranaguá, XV de Novembro de Antonina, Porcelana Steatita de Campo Largo, Araucária FC, Ferroviário de União da Vitória, Isal de Irati, Pavão de Guarapuava e Sete de Setembro de Dois Vizinhos. Norte: Loandense de Loanda, Paranavaí, Estudantes de Apucarana, GE Maringá, Azul Clube de Cornélio Procópio, Portuguesa de Londrina, Agroceres de Jacarezinho e Platinense de Santo Antônio da Platina.

Decisão do título

Ferroviário de União da Vitória, campeão da série Sul enfrentou o Agroceres de Jacarezinho, campeão da chave Norte. Primeiro jogo em Jacarezinho: Agroceres 1 x 0. Segundo jogo em União da Vitória: Ferroviário 2 x 0. Prorrogação: Ferroviário 1 x 0.

O Ferroviário sagrou-se primeiro campeão da Taça Paraná com a seguinte equipe: Paulo, Julinho, Rui, Pedrinho, Valdevino, Assumpção, Polaco, Edélcio, Aguinaldo, Nelsinho, Nico e Pepi. O time das camisas verdes, calções negros realizou onze jogos. Obteve quatro vitórias, cinco empates e duas derrotas. Marcou 16 gols e sofreu dez. Saldo de seis gols. O Ferroviário voltou a participar mais duas vezes da Taça Paraná: 1965 e 1973, sem repetir o êxito anterior. Participou também do campeonato amador do Estado realizado em 1962, quando foi eliminado pelo CA Monte Alegre.