Lembrança

Sediado na vizinha cidade que lhe deu o nome, o São José E.C. teve participações brilhantes não somente em sua cidade, como na divisão amadora da capital, onde foi campeão em 1960, vice em 1962 e ganhou o Torneio Início de 1963. O time tricolor das cores azul, vermelha e branca trilhou caminhos vitoriosos ao longo dos anos.

Fundado no dia 31 de dezembro de l933, se estivesse em atividade teria completado 81 anos. Inaugurou o estádio José Mauri Zen, onde passou a realizar seus jogos a partir de 1966, quando tornou-se integrante da Liga de São José, desfiliando-se da Liga Amadora da capital, para onde voltou nos anos de 1971 e 1972.

Em 1973 interrompeu suas atividades, deixando o seu magnífico estádio inativo por alguns anos. O São José ressurgiu em fins de 1980, após a fundação em definitivo da Liga Regional de Futebol de São José dos Pinhais, responsável pela reativação do futebol oficial naquele município, sob o comando dos desportistas Ivo Zaperlon e Galdino Ratman.

Contando com o trabalho laborioso de seu presidente, Tobias de Britto, o São José tratou da reconstrução do estádio com a implantação de alambrados, muros externos e novo plantio de grama. Bons tempos também do presidente Arthur Antunes.

O time participou ativamente de campeonatos da cidade, obtendo inúmeros títulos, tendo como rivais o também extinto Esperança e o famoso time do Malucelli, com Afonso Moletta se destacando na presidência e o conhecido Doca no comando técnico.

Volta olímpica dos campeões de 1981 na Liga de São José. Foto: Arquivo.