Com a presença assegurada de equipes de Curitiba , cidades vizinhas e representantes do interiorzão, a 50ª Edição da Taça Paraná terá sua largada em março e o arbitral que irá determinar o número exato de participantes, bem como o regulamento a ser seguido, já tem data marcada pela Federação: 22 de fevereiro ás 15 horas na sede da Entidade Mater do nosso futebol. A capital será representada pelo Iguaçu (campeão da série A) e Operário Pilarzinho (vencedor da série B), equipes que já estão se preparando para o evento maior de nosso futebol amador. Campo Largo terá também dois representantes: Internacional (último campeão) e Laranja Mecânica (campeão da cidade).

continua após a publicidade

Tudo começou em 1.964

No ano de 1.960 durante a presidência do saudoso Gêneris Calvo, o diretor técnico Vectogírio Calvo regulamentou aquele que seria chamado de Campeonato Amador do Estado realizado em caráter experimental naquele ano e repetido em 1.962 com as conquistas do Real em 1.960 e C. A. Monte Alegre em 1.962.

E veio a Taça Paraná

continua após a publicidade

O entrosamento capital-interior idealizado em 1.964 pelo então superintendente (saudoso) Capital Hugo Weber, gestão do presidente José Milani, teve como principais objetivos: 1)Disciplinar os certames das Ligas do Interior (quase uma centena). 2)Regularizar a documentação de atletas amadores junto á FPF, 3) Motivar a disputa de torneios anuais das ligas Regionais e 4)Integrar as diversas regiões do Estado através do futebol. E assim foi feito.

Com o correr dos anos o número de participantes foi crescendo e algumas ligas inscreviam times que na preenchiam os objetivos definidos e recentemente foi criada uma linha dura exigindo o cumprimento de todas as exigências, fato que motivou a deserção de muitas Ligas que passaram a realizar campeonatos municipais extra-oficiais, sem direito de seu campeões participarem da Taça, a ponto de apenas 7 (sete) equipes apenas marcarem presença no ano de 2.011. Recorde negativo, sabendo-se que na década de oitenta, havia número aproximado de participantes em torno de uma centena. Vamos torcer para que a Taça que se aproxima tenha número expressivo de concorrentes e que tenhamos uma competição do mais alto gabarito.

continua após a publicidade

***

Pilarzinho divulga seu elenco

Antecipando-se aos demais concorrentes, o Operário Pilarzinho foi o primeiro a divulgar o provável elenco que vai disputar a 50ª Taça Paraná representando a capital ao lado do Iguaçu que já iniciou seus treinamentos. Elenco do Pilarzinho: Goleiros: Jura e Japonês. Laterais: Leandrinho, Mauricinho, Thiago Piotto e William. Zagueiros: Rodrigão, Ricardo, Faísca e Fábio. Volantes: Ayres, Cascão, Barone, Willian e Paraguaio, Meias: Peter, Molão e Thiago Oliveira. Atacantes: Lê, Éder, Dinda e Cristiano. Outros nomes ainda poderão ser incluídos. Comissão Técnica: Zé Maria (Técnico), Jaime Assis (Auxiliar), Prep.Fisico: Thiago. Preparador de Goleiros: Vinícius. Diretores de futebol: Betinho, Edivaldo e Toninho.

***

A equipe juvenil do Novo Mundo, sob o comando do Magrão, iniciou seus treinamentos no último sábado. Preparativos que terão continuidade nas próximas semanas até a abertura do campeonato. Como se sabe, o campeonato juvenil suburbano vai substituir nas preliminares de adultos, a extinta categoria de juniores.