Entre os clubes suburbanos fundados no mês de junho, o Iguaçu é o mais antigo. Fundado no dia 6 de junho de 1919, na então longínqua Santa Felicidade, bairro de Butiatuvinha, o novo clube recebeu o nome provisório de Ouro Verde S.C. – em seguida transformado em Iguaçu S.C., realizando inicialmente festivais e jogos amistosos.

continua após a publicidade

Em 1938, começou a construção de sua sede social, hoje bastante ampliada e que alterou a denominação atual para: Sociedade Operária Beneficente Esportiva Iguaçu (SOBE Iguaçu).

Fundador

O estádio leva o nome de Egydio Ricardo Pietrobelli, fundador e presidente de honra do clube. Ele colocou em jogo a sua residência, penhorando-a para comprar aquilo que hoje representa o patrimônio do clube. Na sequência, grandes dirigentes deram continuidade ao trabalho de tornar o alvinegro da Colônia na pujança atual. Parabéns, glorioso Iguaçu!

continua após a publicidade

Grandes clubes de junho

6 de junho de 1937 – Vasco da Gama da antiga saibreira Municipal. Hoje com seu estádio Erondi Silvério, na Vila Nori (de dar inveja).

continua após a publicidade

8 de junho de 1937 – Glorioso Trieste F.C., dono do maior estádio da Suburbana.

11 de junho de 1951 – Real E.C., saudoso time fenômeno do também saudoso Waldomiro Rauth.

18 de junho de 1949 – Valoroso Tingui, lá do Bairro Bacacheri. Hoje uma simples lembrança de um passado glorioso.

23 de junho de 2000 – Clube Osternak, do desportista José Aparecido, atualmente licenciado, mas que deve voltar representando a Vila que empresta o seu nome.

24 de junho de 1950 – C.A. Rosenau. Outro time que deixou saudade, e que tinha seu campo próximo da antiga penitenciária do Ahú.

29 de junho de 1951 – Operário Pilarzinho SC. Originário da família Gava, hoje se destaca com um estádio iluminado e promovido à principal divisão amadora da Capital. Progresso ascendente.

29 de junho de 1947 – Irani S.C., time que se destacou nos bons tempos da antiga 3.ª divisão. Encerrou suas atividades em 1960.

Vasco da Gama time de 1958.