Ficou na saudade

Antecedendo os campeonatos oficiais, tornou-se uma tradição a realização do chamado Torneio Início reunindo todos os participantes em data e local único, com jogos eliminatórios de curta duração. Um festival de jogos que se prolongava durante o dia todo e no final, a festa dos campeões. A maioria dos jogos que terminavam empatados eram decididos em cobranças de penalidades.

Esse era o chamado Torneio Início. Um “aperitivo” para o torcedor ver suas equipes em ação numa festa de confraternização que infelizmente não existe mais. Hoje os clubes entram nos campeonatos jogando na mesma data dividindo as torcidas em locais diferentes já valendo diretamente os três pontos. Parece até uma revista sem a capa ilustrando o que vem nas páginas seguintes. Até os tradicionais festivais esportivos que se realizavam nos feriados foram abolidos. O futebol deixou de ser aquela festa de antigamente.

Primeiro e último

O primeiro Torneio Inicio na então LSC em 1941 teve como campeão o Rio Branco. Vice: Operário do Ahú e a última competição desse gênero aconteceu no ano de 2004 onde o Combate Barreirinha foi campeão da Divisão Especial e o Grêmio Ipiranga venceu o torneio da 1ª Divisão de Amadores. Saudades de um torneio que não volta mais.

Grêmio Ipiranga levantou o Torneio da 1.ª Divisão em 2004: Pavão, Robson, Jeferson, Índio, Carneiro, Dilsinho, Márcio, Tivico, Evandro, Claudinei e Cássio. Técnico: Nivaldo.