Está definida a data de 22 do corrente para a realização do Arbitral técnico e financeiro da 50ª edição da Taça Paraná competição que surgiu em 1964 numa idealização do então Diretor Superintendente Capitão Hugo Weber, gestão do presidente José Milani,Diretor técnico Vectogírio Calvo. Sem solução de continuidade porém passando por diversas fases, este ano será o jubileu de ouro da magna competição.

continua após a publicidade

Realmente houve competições que não atingiram a verdadeira finalidade dentre as quais :Disciplinar os certames das Ligas do Interior (quase uma centena), Regularizar a documentação de atletas amadores, motivar a disputa de torneios das Ligas regionais e integrar as diversas regiões do Estado através do futebol.

A competição inchou de tal maneira que tivemos no ano de 1992 (sem nenhum clube da capital), a participação de 88 clubes alguns sem a mínima capacidade para representar suas ligas.

Recentemente a Entidade Mater houve por bem, (em boa hora), fazer certas exigências para que somente Ligas bem organizadas e que cumprem todos os dispositivos legais, estatutos aprovados, alvarás pagos, registros do clube e jogadores na FPF (nomes constantes no BID), e principalmente inscrever somente o campeão de cada liga. Certidão negativa da Tesouraria e do TJD.

continua após a publicidade

Parece que a maioria das ligas desinteressou-se de participar da Taça Paraná e tivemos em 2011 apenas 7 participantes e este ano onze se inscreveram e pode essa quantidade ficar reduzida a nove porque tem dois clubes que não preenchem todas as exigências. Vamos aguardar o arbitral de sexta-feira para conferir como será a 50ª Taça Paraná onde a capital será representada pelo Iguaçu e Operário Pilarzinho.

Times da Capital na Taça Paraná

Combate Barreirinha já conquistou a Taça em seis oportunidades. Supercampeão em 2005.

Desde a primeira edição em 1964 participaram da Taça Paraná 26 clubes da Suburbana. O Trieste é o líder em presenças (24) e em títulos (10). O Combate Barreirinha tem 18 participações e 6 títulos. Vila Fani 10 vezes e 2 títulos, Iguaçu 9 vezes e um título, Capão Raso e Ipiranga: 6 participações , Santa Quitéria 5 participações, Clube Independente : 4 participações, Vasco da Gama, Caxias, Vila Hauer, Urano e Bairro Alto 3 participações, Capão da Imbuia, Rancho Alegre, Nova Orleans, Renovicente, Olimpique e Op. Pilarzinho 2 participações. Real, União Ahú, Tupinambá, Tanguá, Novo Mundo , Uberlândia e São Vicente uma vez.

continua após a publicidade

Amistosos

O novo time do Imperial (Mossunguê) sob o comando de Haroldo José fez seu primeiro amistoso empatando com o Mengão Lindoia por dois a dois num jogo de boa movimentação realizado no Estádio Maurício Fruet (Santa Quitéria). Outros amistosos estão sendo programados pelo presidente Marcelo Kloss.

Loche, antigo jogador do Iguaçu, Trieste e Novo Mundo, (irmão do Anjinho e filho do tenente Machadinho), faleceu na sexta-feira passada, com 57 anos de idade. Deixa saudades. Nossas condolências.