Em 1964, o saudoso Capitão Hugo Weber, então superintendente da FPF, gestão Gêneris Calvo, criou e deu início à magna competição denominada Taça Paraná do Futebol Amador, visando reunir clubes representantes das diversas Ligas Amadoras existentes em nosso Estado. Na primeira edição, apresentaram-se apenas 17 clubes divididos em regiões Norte e Sul.

continua após a publicidade

Coube ao Real, chamado clube fenômeno do Waldomiro Rauth, representar a Capital. Na final do grupo sul, enfrentou o Ferroviário de União da Vitória. Vencia por 2 x 0, mas cedeu o empate nos minutos finais, perdendo na decisão por penalidades máximas. O Ferroviário enfrentou na final o Agroceres de Jacarezinho, campeão da série norte, e se deu bem, tornando-se o primeiro campeão amador da Taça Paraná.

Nos anos seguintes, a competição foi ganhando notoriedade, aumentando consideravelmente o número de integrantes, até chegar ao número recorde em 1988 ( 88 participantes) e, por incrível que pareça, sem nenhum time da Capital. Para corrigir a falha lamentável, o departamento do interior resolveu realizar, naquele ano, a Super Taça, reunindo o campeão (A.A. Palmeira, da cidade de Palmeira) contra o Vila Fani, da Capital. Deu Vila Fani.

A Taça Paraná foi “inchando” com inúmeras equipes, sem as melhores condições, acontecendo goleadas espetaculares. A maior delas foi em 1988: Loandense 24 x 0 Usina Figueirense. O número de equipes aumentava a cada ano, sendo então criadas diversas microrregiões, iniciativa que não deu muito certo, pois fez participar qualquer equipe, mesmo sem ter conquistado título em sua região.

continua após a publicidade

Recentemente, foi determinado que apenas os campeões de ligas perfeitamente regularizadas tivessem direito a participar da Taça. As longas viagens, despesas enormes e campeonatos não considerados legais pela Federação fizeram com que o número de participantes fosse diminuindo a cada ano para chegar ao cúmulo deste ano – aceitas apenas quatro equipes da Região Metropolitana. Seria o final da tradicional Taça Paraná?

Primeira rodada

continua após a publicidade

Com a participação de Internacional de Campo Largo (presença garantida, por que foi o campeão da edição anterior), Bandeirantes, campeão de Colombo; Iguaçu, campeão da Série A, e Operário de Pilarzinho, campeão da Série B, vai começar domingo a 50.ª edição da Taça Paraná. Na 1.ª rodada, às 15h30, em Campo Largo: Internacional x Bandeirantes de Colombo; em Santa Felicidade: Iguaçu x Operário Pilarzinho.