Começa domingo

Em 1964, o saudoso Capitão Hugo Weber, então superintendente da FPF, gestão Gêneris Calvo, criou e deu início à magna competição denominada Taça Paraná do Futebol Amador, visando reunir clubes representantes das diversas Ligas Amadoras existentes em nosso Estado. Na primeira edição, apresentaram-se apenas 17 clubes divididos em regiões Norte e Sul.

Coube ao Real, chamado clube fenômeno do Waldomiro Rauth, representar a Capital. Na final do grupo sul, enfrentou o Ferroviário de União da Vitória. Vencia por 2 x 0, mas cedeu o empate nos minutos finais, perdendo na decisão por penalidades máximas. O Ferroviário enfrentou na final o Agroceres de Jacarezinho, campeão da série norte, e se deu bem, tornando-se o primeiro campeão amador da Taça Paraná.

Nos anos seguintes, a competição foi ganhando notoriedade, aumentando consideravelmente o número de integrantes, até chegar ao número recorde em 1988 ( 88 participantes) e, por incrível que pareça, sem nenhum time da Capital. Para corrigir a falha lamentável, o departamento do interior resolveu realizar, naquele ano, a Super Taça, reunindo o campeão (A.A. Palmeira, da cidade de Palmeira) contra o Vila Fani, da Capital. Deu Vila Fani.

A Taça Paraná foi “inchando” com inúmeras equipes, sem as melhores condições, acontecendo goleadas espetaculares. A maior delas foi em 1988: Loandense 24 x 0 Usina Figueirense. O número de equipes aumentava a cada ano, sendo então criadas diversas microrregiões, iniciativa que não deu muito certo, pois fez participar qualquer equipe, mesmo sem ter conquistado título em sua região.

Recentemente, foi determinado que apenas os campeões de ligas perfeitamente regularizadas tivessem direito a participar da Taça. As longas viagens, despesas enormes e campeonatos não considerados legais pela Federação fizeram com que o número de participantes fosse diminuindo a cada ano para chegar ao cúmulo deste ano – aceitas apenas quatro equipes da Região Metropolitana. Seria o final da tradicional Taça Paraná?

Primeira rodada

Com a participação de Internacional de Campo Largo (presença garantida, por que foi o campeão da edição anterior), Bandeirantes, campeão de Colombo; Iguaçu, campeão da Série A, e Operário de Pilarzinho, campeão da Série B, vai começar domingo a 50.ª edição da Taça Paraná. Na 1.ª rodada, às 15h30, em Campo Largo: Internacional x Bandeirantes de Colombo; em Santa Felicidade: Iguaçu x Operário Pilarzinho.