Clássico italiano

O campeonato amador da Série A terá em sua quarta rodada Trieste x Iguaçu, o chamado ‘clássico dos italianos’. Um jogo que começou a ser disputado em 1954, quando Trieste e Iguaçu ainda pertenciam à extinta terceira divisão de amadores da FPF.

O Iguaçu é o time amador mais antigo de nossa Suburbana. Fundado com o nome de Ouro Verde SC, no dia 6 de junho de 1919, quando o futebol ainda engatinhava pelos lados de Butiatuvinha (Santa Felicidade). Como não tinha na época adversários organizados, o time, que passou a ser chamado de Iguassu F.C., realizava apenas festivais esportivos em seu campo onde hoje está situado o majestoso Estádio Egydio Ricardo Pietrobelli (nome do primeiro presidente do clube).

O primeiro jogo aconteceu pouco tempo depois da fundação do clube num amistoso contra o time do Aliança F.C., de Campo Comprido. Vitória iguaçuana por 6×2. A primeira atividade oficial do Iguaçu, já com o nome atual de Sociedade Operária Beneficente Esportiva Iguaçu, foi na extinta antiga Liga Suburbana de Curitiba, em 1942. O time das cores alvinegras não cumpriu todos os seus compromissos naquele campeonato sob alegação de que a locomoção de Butiatuvinha até o Estádio do Parque Graciosa, no Juvevê (onde se realizavam os jogos), era muito grande e de difícil acesso, causando perda de tempo e grandes despesas.

Trieste conquistou seu primeiro título em 1964 com esta equipe.

Surgiu o Trieste

No dia 8 de junho de 1937 foi fundado em outro lado de Santa Felicidade, junto a vários parreirais para cultivo da uva e consequente fabricação de vinho, um clube chamado Trieste F.C., que viria a ser o grande rival do Iguaçu. O campo era então uma chácara de propriedade do senhor Jerônimo Muraro, local hoje transformado no gigante Estádio Francisco Muraro, também chamado de ‘Trieste Stadium’.

Primeiros confrontos

Ainda sem maior destaque, na antiga terceira divisão de amadores, Trieste e Iguaçu passaram a se defrontar em campeonatos oficiais a partir de 1954, utilizando apenas jogadores do próprio bairro. Em 1956, o Trieste mantendo elenco com ‘jogadores feitos em casa’, ingressou na principal divisão amadora da capital. Dois anos após foi o Iguaçu que subiu para a divisão de honra.

Primeira final aconteceu em 1959

Lance da final de 1959.

A partir de 1959, já com os dois times reforçados por jogadores de outros pontos da cidade, o confronto ganhou notoriedade e a Tribuna do Paraná, que desde seu aparecimento, em 1956, nunca deixou de divulgar o futebol amador, verificou que Iguaçu e Trieste não só representavam dignamente o bairro como também chegavam às grandes decisões. O jornal, na parte esportiva, comandado pelo saudoso Albernir Amatuzzi, e com o responsável desta coluna, publicava manchetes sobre o jogo denominando o confronto como ‘Clássico dos Italianos’, por tratar-se de times sediados na Colônia então habitada por italianos ou descendentes.

Foi em 1959 que aconteceu a primeira grande decisão: Iguaçu x Trieste . Foram três jogos inesquecíveis. O primeiro jogo foi no estádio Joaquim Américo: 0x0. O segundo no estádio Orestes Thá: 2×2. Por fim, o terceiro duelo foi no Belfort Duarte (hoje Couto Pereira): Iguaçu 3×1. Depois, houve uma sucessão de decisões entre os dois rivais, justificando em tudo e por tudo o nome de Clássico dos Italianos, que será repetido na tarde de amanhã no colosso triestino, despertando uma vez mais ,a atenção do público que acompanha de perto nosso vitorioso e competente futebol amador de Curitiba.