Convidado em cima da hora para representar o Paraná pela primeira vez no Sul-Brasileiro de futebol amador, o Iguaçu – vice-campeão da Taça Paraná – confirmou sua presença e se prepara para fazer boa figura. Seu grande rival, o Trieste, já foi campeão em 2007 e não será surpresa se o título voltar para Santa Felicidade. Os jogos acontecem dias 15 a 17 de novembro em Novo Hamburgo-RS.

continua após a publicidade

O Sul-Brasileiro de futebol amador começou a ser disputado com apenas duas equipes, em 1988, quando o Capão Raso foi nosso representante, enfrentando o XV de Novembro de Campo Bom-RS. No primeiro jogo, 2 x 1 para os locais; no segundo, dramático empate por 1 x 1. O título ficou com os gaúchos.

O futebol amador do Paraná começou a ganhar destaque no torneio já na segunda edição, realizada no Rio Grande do Sul, consagrando o Vila Fani como o grande campeão. Título que seria repetido por mais quatro vezes: 1991, 1992, 1993 e 1995. Heróis do primeiro título: Alex, Wilson, Lima, Dino, Leandro (Valdo), Chiquinho (Rubico), Nego, Neguinho, Luizinho(Jackson), Zé Carlos e Carlos Alberto. Técnico: Oli Negrelli.

Outras conquistas

continua após a publicidade

Em 1994, o Flórida, da região de Maringá, conquistou o título. Os jogos aconteceram na cidade paranaense de São Miguel D’Oeste, já com a participação de times de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, como é feito até os dias de hoje. Após longo período de “vacas magras” para o nosso futebol amador, em 2007 conquistamos mais um título. O Trieste não só sediou a competição como também realizou grandes espetáculos e o título ficou em Santa Felicidade. Time campeão: Cristopher (Ricardo), Gilmar, Maringá, Nego, Anderson, Paniche, Leomar, Marcelo Maia, Edu, Max, Neo Gaúcho, Leandrinho, Diego, Nika, Betinho e Gustavo. Técnico: Jurandir Senna.

Em 2011, o Internacional de Campo Largo, em seus domínios, conquistou o último título para o Paraná. A equipe alvinegra, comandada pelo técnico Ivo Petry Sobrinho, tinha Diego, Alisson, Cristiano Ávalos, Paulo Sérgio, George (Pelezinho), Joãozinho (Kazu),Edinaldo (Nano Moro), Pepo, Adriano Chuva, Ioiô e Batata (Renaldo).

continua após a publicidade