Apenas oito em 2011

O capitão Hugo Weber, então diretor superintendente da FPF, foi o idealizador da Taça Paraná, em 1964. Presidência do dr. José Milani. A primeira Taça teve os clubes divididos em regiões: Norte e Sul, com 17 participantes. Foi oficializada no dia 4 de agosto de 1964 e como o campeonato da capital seria decidido em princípios de 1965, o então líder Real foi indicado para representar a capital. O campeão de 64 (após a primeira Taça Paraná) foi o Trieste. A Primeira Taça Paraná terminou em dezembro de 1964 e o campeonato Suburbano só foi encerrado em fevereiro de 1965. A decisão foi entre Trieste e Real. O vencedor foi o Trieste, que ficou de fora da Taça por motivo do atraso no campeonato. A divisão Norte e Sul permaneceu até o ano de 1971. A partir de 1972 foram criados grupos por regiões. Em 1988 a divisão foi através de microrregiões, fato que permaneceu até o ano de 1993. Curiosamente em 1992 não foi admitido nenhum time da capital, disputando-se posteriormente a Supertaça Paraná. A divisão em grupos, reiniciada em 1994, permanece até hoje.

Nos anos de 1992 e 1993 aconteceu o maior número de participantes: 84. As duas últimas competições marcaram o número de apenas 13 participantes, quando não foi permitida a presença de equipes de ligas que não realizaram campeonatos oficializados pela FPF. Foram admitindo-se apenas os campeões das Ligas com atletas regularmente inscritos.

Recordistas de títulos

O Trieste, de Curitiba, foi campeão dez vezes. Combate Barreirinha e Fanático de Campo Largo levantaram o título seis vezes. Internacional, também de Campo Largo, três vezes. Vila Fani e São Manoel, duas vezes. Os demais, apenas uma vez.

Apenas oito

Após minuciosa análise pelo Departamento Jurídico da FPF entre mais de duas dezenas de inscritos, foram considerados aptos apenas oito clubes de ligas perfeitamente legalizadas perante a entidade mater. Assim sendo, o diretor do Departamento do Interior, Leonides Dreveck, está convocando as oito equipes consideradas legais para o arbitral definitivo no dia 2 de março vindouro, às 17h, na sede da FPF, quando serão organizados dois grupos de quatro, classificando dois de cada grupo para a fase semifinal e depois a decisão entre os dois finalistas.

Conheça os oito participantes

1-Santa Quitéria de Curitiba
2-Internacional de Campo Largo
3-São Manoel de São Manoel do Paraná (campeão do ano passado)
4-Capivari-Cachoeira de Campina Grande do Sul
5-União Borda do Campo de São José dos Pinhais
6-Grêmio Liquigás de Araucária
7-Baixada de São João do Triunfo (Liga de Palmeira)
8-Ana Terra de Colombo.

Hoje, no campo do União Ahú, as equipes do Operário Campinense e Asa Negra decidem a última vaga para a Segunda Fase da 26.ª Copa Folha de Tamandaré. O jogo começa às 16h30 e se houver empate a decisão será nas penalidades máximas. O arbitral da segunda fase, que terá 32 participantes, acontecerá amanhã, às 20h30, na redação do jornal Folha de Tamandaré, comando do Leônidas Dias.

Jogos de hoje pelo interquarentinhas: Estádio Municipal Tio Lili, em Rio Branco do Sul – 10h45: Condor x Gramados. Estádio dos Leões Vila Rio Negro – 9h45: Grupo dos XV x Mixto Metropolitano. 11 horas: Mixto. S. J. Pinhais x Real Santana.

Quarentinhas de Colombo: Jogos de hoje: Estádio Lordes Geraldo (Rio Verde): Santa Cruz x Real Colombo e Bola de Ouro x Rio Verde. No Beira-Rio (Roça Grande): XV de Novembro x Nacional de Colombo e Roça Grande x Gralha Azul. Estádio Jardim Adriane (Imperial): Bandeirantes x Rosário Central e Imperial x União Guaraituba. Estádio Evaristo Trevisan: Colombo x Ana Terra.