O que você espera de um segurança de shopping center?

continua após a publicidade

Minha humilde expectativa é a de que ele seja atento, prestativo e cordial. E claro, que seja ágil e enérgico nos momentos de confusão.

Carlão preenchia a todos os quesitos e requisitos. Ou quase todos, eu acho.

Dias atrás, um gatuno inventou de roubar uma das lojas do shopping. Agarrou um aparelho celular novinho e saiu em disparada pelo longo corredor. Sempre alerta, Carlão logo partiu em sua captura.

continua após a publicidade

Queria muito dizer que foi uma perseguição digna de filme policial.

Só que não…

continua após a publicidade

Pesando quase 130 quilos, Carlão correu uns dez metros até despencar afoito no saguão principal. Seu coração cansado simplesmente enfartou.

Pois é, a obesidade já virou caso de segurança pública.

Dias atrás, o IBGE revelou que 57% dos brasileiros adultos estão acima do peso. Numa previsão modesta, acredita-se que em 15 anos seremos campeões mundiais absolutos de sobrepeso.

A maioria dos gordinhos se considera doente, mas apenas 3% deles apresentam algum distúrbio metabólico real. Poucos admitem, mas no fundo todos sabem tratar-se do exercício diário de um sedentarismo exagerado. Some tudo isso a um estilo alimentar suicida e pronto: eis um novo obeso querendo fazer cirurgia bariátrica.

Será que precisa ser assim?

Se existir um Carlão dentro de você, ou se ainda restar algum tipo de amor próprio, reflita sobre o assunto. Não espere ganhar 10, 20, 30 quilos para começar a se lamuriar.

Acredite, você é o grande vigilante de sua saúde e, claro, do seu peso.