Vão-se os dedos

Segunda-feira pela manhã.Uma transportadora é tomada de assalto na Cidade Industrial.

Em uma ação rápida, quatro criminosos extremamente violentos esvaziam o cofre da empresa, levando o que seria o pagamento dos empregados.

Na fuga, foram surpreendidos por um cerco policial improvisado, com duas viaturas de Rotam. Como bandidos não costumam ter muita coisa entre as duas orelhas, resolveram abrir fogo pesado contra os policiais.

Caro leitor, parecia festa de virada de ano.

9, 12, 38, 40… havia calibres para todas as armas e gostos.

No meio do intenso tiroteio, alguém mais atento deve ter ouvido os gritos desesperados de um dos ladrões, quando percebeu que havia perdido os dedos da mão direita.

A saber, existe certa crueldade para aqueles que não sabem utilizar revólveres. Um revólver usa tambor. Um tambor esquenta durante os disparos. Quando a arma é recarregada seguidamente, o tambor fica a meio passo de explodir. Para completar, coloque uma munição diferente da padronizada, ponha isso em um revólver sem manutenção e pronto: eis mais um marginal sem os dedos da mão.

Encaminhado aqui para o PS, o rapaz apresentava-se hipotenso, pálido e com os olhos arregalados de medo. Já seus comparsas foram levados sem pressa para outra instituição que não uma delegacia ou hospital, se é que você me entende.

Ao conversar com o paciente, percebo muito sangue transbordando pelo curativo feito com uma camiseta velha. Na outra mão, o paciente segura firmemente o que restara dos dedos arrancados.

As pessoas têm uma ideia curiosa de que dedos podem ser reimplantados, e por isso mesmo é comum que os tragam consigo em sacos plásticos com gelo. Só que a verdade é que estamos em um SUS que é bonito e funciona apenas na publicidade oficial do governo. Há anos que não existe interesse algum em se contratar um cirurgião especializado em mãos. E isso faz falta. Pelo menos para os pacientes de bem.

No caso do nosso ladrão, ele não vai mais conseguir empunhar qualquer arma com gatilho. Contudo, tenha a certeza de que na cadeia ele aprenderá outras maneiras de exercitar a sua criminalidade.