Hoje preciso fazer um pedido. Já que temos combatido com tanta fúria o mosquito da dengue, por que não extirpar outro perigoso inseto de nossas casas e quintais? Falo da temida aranha marrom, que costuma dar às caras bem nessa época de verão.

continua após a publicidade

A saber, nosso Estado tem o orgulho de ser campeão mundial em acidentes com este tipo de aracnídeo, com uma média de sete mil pessoas picadas por ano. Comecei este texto depois de saber da morte de um senhor de 76 anos.

Acamado em casa, seu Fagundes tinhas diversos problemas de saúde. O pior, talvez, fosse o avançado estágio de Alzheimer, que o isolou de todo o resto do mundo. Nos últimos meses, ele já não falava nem caminhava.

Semana passada, seu Fagundes veio trazido ao hospital às pressas. Segundo a família, em poucas horas seu estado clínico se deteriorou por completo. Já na emergência, seus exames laboratoriais estavam indecifráveis e ele acabou morrendo muito rápido por falência renal.
Na hora de preparar o corpo para o enterro, as enfermeiras encontraram uma lesão horrível na batata da perna esquerda de seu Fagundes. Observando com mais cuidado, logo perceberam que toda a necrose era possivelmente fruto de uma picada de aranha marrom. Silenciosamente, seu veneno corroeu as entranhas daquele pobre homem.

continua após a publicidade

Então, que tal aproveitar este Carnaval para dar uma geral no seu jardim, uma faxinada em casa? Fique atento com as roupas de cama e calçados. Afaste móveis e abuse do aspirador de pó. E, claro, qualquer coisa procure assistência médica.