Naquela manhã você estava atrasada, como sempre.

continua após a publicidade

Suas botas acertavam apressadas a calçada, na tentativa de não perder outro ônibus. Tantos compromissos no escritório, tantas coisas na faculdade. Aquela semana realmente prometia.

Ao chegar ao ponto de ônibus você nem soube o que aconteceu. Uma chave de braço, uma facada pelas costas e tudo escureceu.

Alguns trocados, um potinho com bolo, um caderno e aquela lástima que você costumava chamar de celular… Se o sujeito soubesse o que havia naquela sua bolsa, provavelmente eu não estaria escrevendo esse texto, não é?

continua após a publicidade

A faca atravessou o seu tórax, lacerando pulmão e um segmento da aorta. Naquele dia os bombeiros salvaram a sua vida. Graças a eles, você chegou rápido aqui no PS. Estava em choque, quase sem sangue.

Aqui também não entendemos as maldades do mundo, mas nos esforçamos para tentar consertá-las. Sem perda de tempo você foi para o centro cirúrgico, no qual foi submetida a uma toracotomia extensa, cheia de complicações. Papa de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco… diversas bolsas de sangue foram usadas com a preocupação de preservar a função de órgãos vitais como coração, cérebro, fígado e rins. Várias vezes a sua pressão arterial chegou lá no pé, mas em nenhum momento seu coração teimoso pensou em parar de bater.

continua após a publicidade

Chamamos a operação pela qual você passou de cirurgia de contenção de danos. Não posso dizer que ela foi um sucesso, mas pelo menos você pôde seguir para a unidade de terapia intensiva com uma expectativa melhor de sobrevida.

Foi lá que você travou a sua maior batalha para sair do estado de coma. Por semanas superou a todos os prognósticos ruins e adversidades. Tubos, sondas, cateteres… a cada dia, você conquistou ainda mais a nossa admiração.

Contudo, nessa madrugada o seu quadro geral piorou muito. Seu corpo simplesmente não resistiu a tanto sofrimento. Às quatro e quinze, a teimosia do seu coração terminou. Simples e triste assim.

Agora eu escrevo em respeito à sua luta. Para que todos saibam que você tinha sonhos. E que um pesadelo acabou com todos eles.