O comando aciona para policial militar baleado no Uberaba.

continua após a publicidade

– Coloca o cinto aí que é emergência! Embarco na ambulância já em movimento e com pressa invadimos o trânsito pesado do comecinho da noite.

Pelo rádio a fonia fica tensa. A bem da verdade, bombeiro e polícia são como água e óleo, mas tenta a sorte de machucar um deles para ver o tamanho da encrenca. Cara, uma corporação inteira vai cair em cima de você.

Logo uma viatura de Rone aparece do nada, somando as luzes e abrindo caminho para o nosso deslocamento. Enquanto o condutor passa nervoso as marchas da ambulância, coordeno por rádio o atendimento com o médico regulador.

continua após a publicidade

Trata-se de uma desinteligência de casal. Mais um marido bêbado que resolveu desfigurar o rosto de sua senhora na frente das crianças. Acionada pelo Copom, uma equipe em patrulha se deslocou para intervenção. Chegando à residência, um dos soldados foi surpreendido pelo homem que – armado e sem pestanejar – deflagrou um tiro em sua cabeça.

E agora ignoramos todos os sinaleiros, rezando para chegar a tempo.

continua após a publicidade

– Viatura 8345 no local – disparo pelo rádio.

Não há o que estabilizar, preferimos examinar o policial já embarcado e a caminho do hospital. Paciente em agonia, farda empapada de sangue, orifício de entrada em região temporal esquerda, exame neurológico rebaixado, pupilas dilatadas, não consigo sequer medir a sua pressão. Grito para o motorista passar por cima de tudo enquanto tentamos passar a sonda de entubação.

Faltando poucas quadras para o hospital, o jovem policial simplesmente para de funcionar. Iniciamos as massagens cardíacas, abrimos o soro, adicionamos medicamentos…

– Fica com a gente, cara… – falo baixinho, enquanto percebo todos os seus sinais vitais indo para o espaço.

É quando tudo perde o seu sentido. Giroflex, sirene, velocidade, tudo perde o seu significado. E quando a ambulância encosta cansada, somos tomados por um silêncio que esmaga o nosso espírito.

Mais uma vez Curitiba apresenta as suas armas. Capital da violência escancarada que não aparece em nenhum outdoor, mas que bate à sua porta quando você menos espera.