Confira o resumo entre os dias 13 a 17 de maio de Teresa: capítulos de 81 a 85, que vai ao ar de segunda-feira a sexta.
Capítulo 81 – segunda, 13 de maio
Magda informa a Mariano sobre uma emergência, mas na verdade, ela só o faz para afastá-lo de Aída, que está cheia de ciúmes. Joana tenta explicar a presença de Roberto no hospital, dizendo que ele está lá para apoiar Regina e Armando. Heitor responde que sabe que Roberto está ali por Joana e que cabe a ela decidir quem quer ao seu lado.
Mariano decide terminar seu relacionamento com Aída, pois depois do que aconteceu com Teresa, ele tem certeza de que nunca poderá esquecê-la. Aída, furiosa, responde que nunca o perdoará. Martin propõe casamento a Aurora, e ela aceita. Aída, ainda furiosa, desabafa com Genoveva que, mesmo à beira da morte, Teresa continua atrapalhando sua vida, já que Mariano terminou com ela por causa dos sentimentos que ainda tem pela ex.
Aída confessa a Genoveva que, inicialmente, estava saindo com Mariano apenas para provocar Teresa, mas depois acabou se apaixonando de verdade por ele. Joana pede a Mariano que permita que o Dr. Alcazar cuide de Teresa, para tranquilizar Arthur. Mariano revela a Arthur que Teresa pode ficar tetraplégica para sempre.
Arthur, incrédulo, acha que Mariano está inventando isso por causa da rejeição de Teresa. No entanto, Mariano afirma que não é uma invenção e que é uma triste realidade. Armando se sente culpado pela situação de Teresa. Enquanto isso, Aurora comunica a seu pai que ela e Martin decidiram se casar. Aída pergunta a Mariano se é verdade que Teresa pode ficar tetraplégica e, mesmo odiando-a, confessa que se sentiria mal pela situação. Mariano questiona Aída sobre quem lhe contou isso, e ela responde que foi Magda.
Capítulo 82 – terça, 14 de maio
Mariano se zanga, pois esse era um assunto confidencial. Genoveva diz a Rubens que Teresa está à beira da morte e o melhor seria que morresse logo para que pague por todo o dano que fez a tanta gente. Rubens diz a Aída que o agrada que ela e Mariano sejam noivos. Ao encontrar Mariano junto a Teresa, Arthur o agradece, mas pede que de agora em diante deixe o caso nas mãos do Doutor Alcazar. Mariano diz que o respeita. Aurora diz a Joana que vai se casar com Martin e deseja que ela a acompanhe como se fosse sua mãe. Aída pede a Mariano que voltem, ele diz não.
Furiosa, Aída diz que a agrada muito que Teresa fique paralítica para o resto da vida. Teresa ouve e fica histérica. Aída, sorrindo, diz a Oriana e Genoveva que Teresa ficará tetraplégica. Oriana responde que será um golpe e tanto em seu orgulho, e que agora ela ficará impossibilitada de enredar outros homens. O Doutor Alcazar faz um teste em Teresa para checar sua sensibilidade nos membros inferiores, mas ela responde que não sente nada. Arthur diz a Teresa que farão de tudo, se consultarão com os melhores médicos e com certeza ela conseguirá voltar a caminhar.
Joana pergunta a Aurora se ela está segura de que é uma boa decisão se casar com Martin. Ela responde que sim, pois Mariano jamais deixará de amar Teresa. Teresa diz a sua mãe que não gosta de despertar pena muito menos depender dos outros. Genoveva reconhece Nico como sendo o homem que vendia droga a Paulo. Chorando, Genoveva grita que vai denunciá-lo a polícia. Nico, cínico, diz a Genoveva que seu filho morreu por abusar das drogas, mas que se ela o denunciar também irá para a cadeia, por querer roubar o bebê de Esperança. Teresa garante a Joana que vai se levantar daquela cama de hospital, nem que isso seja a última coisa que ela faça.
Capítulo 83 – quarta, 15 de maio
O Doutor Alcazar aconselha Mariano a não misturar vida profissional com pessoal e pede que ele se mantenha afastado de Teresa. Fernando revela a Luisa que comprou a casa de Arthur para que ela não se perdesse e planeja presenteá-la. No entanto, Luisa hesita em aceitar e pede a Fernando que espere até que Teresa se recupere antes de tomarem qualquer decisão. Mariano repreende Aída por ter dito a Teresa que ela não voltaria a andar, e Aída expressa arrependimento. Aurora compartilha com Aída que vai se casar com Martin e deseja que ela seja sua madrinha, desde que esteja em paz com Teresa.
Mariano confessa a Aurora que a notícia de seu casamento com Martin o deixa feliz, pois deseja o melhor para ela. Ele também pede a Teresa que confie nele, prometendo estar sempre ao seu lado. Enquanto isso, o Doutor Alcazar informa a Arthur que chegou o momento de operar Teresa. Mariano faz um pedido especial ao doutor para estar presente durante a operação. Heitor lembra Mariano de que Arthur não concordaria com isso. Dário alerta Mariano sobre o fato de Teresa ser uma mulher casada, mas Mariano admite que, apesar de não ser feliz amando Teresa, não pode evitar seus sentimentos.
Aída entrega a sua mãe a ata de divórcio, libertando-a do passado e incentivando-a a fazer planos para o futuro. Martin convida Mariano para ser padrinho de seu casamento com Aurora. Por fim, Aída expressa seu desejo de que a operação de Teresa seja bem-sucedida.
Capítulo 84 – quinta, 16 de maio
Luisa diz a Oriana que Teresa saiu bem da operação. Oriana responde que fica feliz por Arthur. O Doutor Alcazar faz uma nova prova de sensibilidade em Teresa e tem uma resposta positiva, ainda que a bela não possa ainda se mover. Heitor diz que os movimentos dela só vão se recuperar com terapia.
Mayra diz a Aída que vai viajar pelo mundo porque não quer estar presente quando seu pai sair da cadeia. Aída promete se encarregar das empresas. Aurora, muito feliz, diz a Mariano que Teresa saiu bem da operação e logo se recuperará. Eles acabam se abraçando e se beijam.
Rubens sai da cadeia e diz a Genoveva que tem algo muito importante para fazer. Rubens procura Esperança para reclamar de seus direitos como pai e para ameaçá-la de que não permitirá que ela arrume outro homem. Esperança responde que se arrepende muito de ter perdido tantos anos de sua vida ao lado de um homem que nunca valeu a pena.
Oriana diz a Teresa que ela deve estar feliz por saber que não vai mais ficar presa a uma cama. Porém, assim que estiver melhor, que procure outro lugar para viver, pois a casa onde ela e Arthur moram foi comprada por Fernando. Oriana diz a Teresa que o melhor seria ela se mudar para um apartamento, que não é igual à casa onde vivia, mas ainda assim muito melhor que a humilde vila onde cresceu.
Teresa, chorando, diz a Aurora que Oriana não perde uma oportunidade de humilhá-la. Oriana diz a Arthur que o casamento de Fernando e Luisa no civil será na capital, e a cerimônia religiosa será na Espanha. Rubens procura por Aída e, hipócrita, diz que precisa estar perto da filha.
Capítulo 85 – sexta, 17 de maio
Rubens recebe uma chamada de Genoveva informando que o bebê de Esperança está prestes a nascer e que ele precisa ir ao hospital para verificar o que está acontecendo. Renan, preocupado, percebe que ainda não era o momento certo para Esperança dar à luz. Enquanto isso, Teresa revela a Mariano que antes de sua viagem, estava disposta a se divorciar de Arthur e voltar para ele. No entanto, agora que Arthur perdeu todo o seu dinheiro, ela não pretende abandoná-lo. Teresa, de forma vingativa, diz a Aída que não precisa de dinheiro para derrotá-la.
Mais tarde, Rubens e Teresa se encontram e trocam ofensas. Mariano, ao ver Rubens, o culpa pelo parto prematuro de Esperança. Rubens, por sua vez, afirma que tem o direito de visitar Esperança, já que é o pai do filho dela, e ameaça entrar com um processo caso o impeçam. Aurora também reclama com Teresa por ela ter revelado sobre o bebê de Esperança para Aída.
Enquanto isso, Teresa confessa a Roberto que, se ele realmente ama Joana, deve deixá-la em paz, pois ela tem tudo para ser feliz ao lado de Heitor. A discussão entre Roberto e Teresa revela que ela amava tanto Arthur que, um dia antes de seu casamento com ele, manteve relações com Mariano e prometeu fugir com ele.
Oriana, por sua vez, conta a Arthur que Teresa se casou com ele por interesse e só deixou Mariano porque ele não tinha dinheiro, mas nunca deixou de amá-lo. Ela revela que Teresa teve relações com Mariano um dia antes do casamento com Arthur. Furioso, Arthur sai em busca de Mariano.
Ao mesmo tempo, Teresa, já recuperada, vai atrás de Fernando, alegando que soube que ele terminou com Aída e que a razão foi ela. Mariano, surpreso ao ver Teresa de pé, responde que isso não é verdade e que já esqueceu Teresa, especialmente depois de perceber que Arthur é um bom homem.