Resumo de Abismo de Paixão: capítulos de 08 a 12 de janeiro

Elisa diz a Dolores que se casará com Gael. Foto: Divulgação

Confira o resumo entre os dias 08 a 12 de janeiro de Abismo de Paixão: capítulos de 08 a 12, que vai ao ar de segunda-feira a sexta.

Capítulo 43 – segunda, 08 de janeiro

Damião e Elisa dizem ao Padre Lupe que desejam se casar naquele mesmo dia. O Padre os avisa que existem vários tramites e que mesmo com esse desejo vibrante de se casar eles terão que esperar alguns dias. Elisa diz ao padre que não quer que Augusto e Carmen saibam desta intenção. Padre Lupe diz que não os ajudará se eles não estiverem dispostos a fazer as coisas do jeito correto. Damião diz ao Padre Lupe que se ele não os casar, buscarão outro que o faça. Elisa e Damião decidem se casar no civil. Lúcio agradece Padre Lupe por haver se negado a casar Elisa e Damião. O Padre questiona Lúcio o porquê de ele não querer essa união. Lúcio responde que precisa esclarecer uma coisa antes, mas nada o faria mais feliz que Damião e Elisa unidos para sempre. Damião e Elisa pedem a Edmundo um certificado médico porque desejam se casar no civil. E pedem ao doutor que seja discreto. O Resumo das Novelas Online ainda conta mais. Betania diz a Edmundo que Henrique foi atrás de Florência ainda que ela o tivesse proibido de fazê-lo. Lúcio pede a Edmundo que dentro dos exames pré-nupciais inclua um para saber se Elisa e Damião são filhos do mesmo pai.
Augusto pergunta a Lúcio quais pertences de Estefânia estavam no carro de Rogério no dia do acidente que os vitimou. Lúcio responde dentro do carro só havia uma mala com roupas de Rogério. Elisa diz a Paloma que Damião e ela vão se casar, e quer que ela seja sua testemunha. Damião pede a Lúcio que seja sua testemunha no seu casamento com Elisa. Lúcio pede a Damião que ao menos espere por uma semana. Damião se zanga, pois crê que Lúcio não apoia a união. Damião garante a Lúcio que seja como for, ele e Elisa vão se casar. Ramiro diz a Carmen que não devolveu o colar, pois não era dela, mas de Estefânia. Ele pede que ela não volte a incomodar Ingrid, ou do contrário ele mesmo irá revelar alguns segredos a Augusto. Almerinda pergunta a Augusto se ele já está a par de que Elisa e Damião são namorados. Ela exige que ele faça algo para impedir a união. Almerinda diz a Augusto que se ele quiser, ela compra suas terras. Augusto responde que nem que ele as vendesse, jamais o faria a ela. Almerinda garante que se Augusto não separar Elisa de Damião, ela mesma acabará com Elisa e toda sua família. Augusto expulsa Almerinda de sua casa.

Augusto diz a Carmen que o zanga muito a prepotência de Almerinda. Carmen responde que nada afeta Almerinda, mas que nesse assunto ele deveria dar ouvidos a ela e dizer a Elisa de uma vez por todas que Damião é seu irmão. Augusto responde que não pode fazer isso, pois Elisa pediria provas e ele mesmo queimou os exames. Ramiro diz ao Padre Lupe que está procurando Gael porque Ingrid está doente. Ingrid procura Kenia para propor que a ajude a ganhar o carinho de Gael e que a apoie na mentira de que está muito doente. Carmen, brincando, diz a Horácio que já se deu conta que ele é muito amigo de Dolores. Ela pergunta se ele já a disse à nova amiga que é um assassino. Carmen diz a Horácio que guardará esse segredo em troca de umas passagens de avião que estão em poder de Ramiro. Horácio nega o favor a Carmen, e ela diz que então contará imediatamente o que sabe a Dolores.
Betânia diz a Almerinda que Henrique foi ver Florência, mas ela não sabe se eles são namorados. Ela também diz que no dia anterior Elisa e Damião foram atrás de Edmundo para solicitar uns exames urgentes. Almerinda manda Ramiro investigar para que são os exames que Damião e Elisa fizeram. Carmen se preocupa quando Ramiro a diz que sua patroa o mandou averiguar que tipo de exames foram solicitados por Damião e Elisa. Ramiro diz a Carmen que seu teatrinho com Augusto enfim virá abaixo. Ramiro diz a Almerinda que Elisa e Damião foram a capital para fazerem exames pré-nupciais. Damião e Elisa estão a ponto de se casarem. Augusto chega com uma escopeta e os diz que não haverá nenhum casamento. O Padre tenta convencer Augusto a abaixar a escopeta, mas não há tempo e ele dispara, ferindo Damião na perna. Elisa chora, histérica.

Capítulo 44 – terça, 09 de janeiro

Lúcio diz a Elisa que Almerinda mandou parar os trabalhos em suas terras. Elisa, desesperada, diz que Almerinda não cansa de prejudicá-la. Lúcio diz a Elisa que quando Damião descobrir o que a mãe fez, certamente sairá a seu favor na resolução da situação. Gael visita Damião. Almerinda o pede para ser breve, pois seu filho precisa descansar. Damião pergunta a Gael se ele tem visto Elisa. Ele responde que sim, e que ela está desesperada por vê-lo, mas Almerinda não tem permitido. Gael pergunta a Damião se ele quer escrever uma carta para Elisa, e se sim, ele fará com que chegue a moça. Florência escuta a conversa e diz a Almerinda que ela não deveria permitir que Gael visitasse Damião, pois ele é um emissário de Elisa. Paloma, muito feliz, diz a sua avó que Gael voltou e que agora o convencerá que ela é a mulher que o convém. Lúcio diz a Elisa que a fiança que exigem para que Augusto saia da prisão é muito alta. Gael e Dolores oferecem suas economias á Elisa, mais ela rejeita a oferta.
Elisa diz a todos que vai vender o colar de pérolas que era de sua mãe, Lúcio a diz que o colar é a única coisa que lhe resta de sua mãe, e seria injusto para ela vender essa lembrança. Dolores diz que Carmen tem muitas jóias que poderiam ser vendidas para ajudar Augusto. Carmen oferece suas jóias a Ramiro. Paulo tenta convencer Carmen a voltar pra ele. Ela responde que ele não a interessa. Ramiro diz a Gael que sua mãe está muito doente e quer vê-lo. Gael responde que sente muito, mas por essa senhora não pode fazer nada. Ramiro, hipócrita, responde que Gael não pode ser assim tão duro com sua própria mãe. Kenia diz a Ingrid que precisa de dinheiro, pois prometeu a Augusto que iria tirá-lo da cadeia. Ingrid responde que Kenia deveria concentrar suas energias em conquistar Damião, assim ela teria toda a fortuna dos Arango. Almerinda oferece um empréstimo a Elisa para que ela pague a fiança de seu pai, mas em troca exige as terras de Elisa como garantia. Almerinda garante a Elisa que se ela não tirar o pai rapidamente da cadeia através do pagamento da fiança, o condenará a passar o resto de seus dias na cadeia.

Capítulo 45 – quarta, 10 de janeiro

Elisa chorando diz a Lúcio que já conseguiu o dinheiro para a fiança de seu pai. Lúcio se surpreende ao ver que o empréstimo para a quitação da fiança foi feito junto a Almerinda, e que a garantia são as terras de Elisa. Ela diz a Lúcio que não teve outra opção. Almerinda diz a Florência que está fazendo de tudo para afastar Elisa de Damião, mas precisa que Florência deixe de ver Henrique, pois soube que ele foi atrás dela na capital, e isso pode prejudicar demais a situação caso Damião souber. Florência diz a Henrique que não quer machucá-lo, mas a única razão para que ela tenha voltado ao povoado é Damião. Henrique a responde que sabe que foi apenas usado. Damião procura por Elisa, que pede para Dolores dizer que ela não está. Dolores aceita ser namorada de Horácio. Damião diz ao Padre Lupe que comece a correr os tramites para que se case com Elisa assim que estiver recuperado. Padre Lupe responde que primeiro Damião deve falar com Elisa e com Augusto. Gael pede ao Padre Lupe que o diga quem é seu pai. O padre responde que soube através de um segredo de confissão, e não pode o revelar. Gael se zanga e diz que o Padre e Ingrid são iguais. Augusto sai da cadeia e pede que Carmen mostre as joias que iria vender para pagar a fiança. Carmen tenta negar, mas acaba mostrando. Augusto se surpreende ao ver que as joias são de Estefânia e exige que Carmen o explique porque as tem em seu poder.
Carmen chorando, diz a Augusto que sempre o amou, e que aguentou muito sofrimento e por ele. Ela também diz que poderia tê-lo abandonado antes, se quisesse. Augusto diz a Elisa que pediu a Almerinda que trocasse as terras da jovem pelas suas, mas ela não aceitou. Augusto reafirma a filha que não permitirá nenhum tipo de relação entre ela e Damião. Elisa o questiona se por ventura ele seria capaz de voltar a ferir Damião. Augusto diz para Elisa tirar suas próprias conclusões. Lúcio diz a Damião em frente a Almerinda que ela ordenou que fossem paralisados os trabalhos nas terras de Elisa, e completa dizendo que Almerinda emprestou dinheiro para a fiança de Augusto em troca das terras de Elisa. Damião responde que não acredita que ela foi capaz de fazer isso. Florência pergunta a Almerinda se ela já sabe que seu filho foi buscar Elisa. Almerinda responde que isso é bom, pois assim eles já se resolvem. Para desiludir Damião, Elisa o faz acreditar que ama Gael. Damião a vê beijando o rapaz e diz que sua mãe sempre teve razão. Damião lamenta que Gael tenha salvado sua vida. Ingrid segue incentivando Kenia a envolver Damião, para que ela fique com a fortuna de Rogério. Kenia responde que Damião está apaixonado por Elisa, e não a interessa. Ramona diz a Ramiro que seu fim se aproxima, que Ingrid o fará pagar por todo sofrimento pelo qual fez passar sua filha e sua neta. Betânia diz a Edmundo que quer que ele e seus filhos voltem a viver com ela. Ele responde que é melhor que se dêem mais tempo, e ela deve tratar de reconquistar a amizade de seus filhos, porque do contrário as coisas não irão mudar. Damião, furioso, diz ao Padre Lupe que Gael e Elisa se amam. O Padre responde que deve haver algum erro nessa história, pois quem Elisa ama é o próprio Damião. Damião diz ao Padre que Elisa mesma disse que ama Gael, e que para provar o beijou em sua frente. Padre Lupe recrimina Gael por haver se prestado a uma farsa. Gael responde que apenas apoiou Elisa, mas pra ele sempre esteve claro que ela ama Damião. Elisa, chorando, diz a Kenia que terminou com Damião para sempre. Damião faz uma serenata para Elisa. Augusto exige que ele se retire, senão contrário vai baleá-lo outra vez. Damião grita para Elisa que ela foi a pior coisa que já ocorreu em sua vida.

Capítulo 46 – quinta, 11 de janeiro

Damião grita que todos tinham razão quanto ao que diziam de Elisa, pois ela não fez outra coisa a não ser brincar com seus sentimentos, e também com os de Gael. Dolores diz a Damião que não diga nada do que posteriormente pode se arrepender. Kenia pede a Damião que vá embora antes que ocorra uma tragédia. Carmen diz a Augusto que deseja separar em definitivo Elisa e Damião, basta dizer lhes que ambos são filhos do mesmo pai. Augusto pede a Carmen que se cale, pois Elisa pode escutá-la. Carmen diz a Augusto que teme que ele volte para a cadeia. Ele responde que não acredita, pois se ele for para a cadeia ela poderia voltar com Paulo. Almerinda diz a Florência que pressente que Elisa terminou com Damião. Ela diz para Florência tentar reconquistá-lo. Guido procura Carmen para que ela o diga por que ligou para Paulo. Augusto procura Kenia em sua casa para dizer lhe que os Arango não são gente de confiança, pois o esporte favorito de todos é machucar e enganar as pessoas. Augusto diz a Kenia que a adora. Eles se beijam e Carmen aparece. Augusto afirma que o que ocorreu entre ele e Kenia foi um erro que jamais voltará a se repetir. Carmen, furiosa, diz a Augusto que ainda que esteja insatisfeita, nunca lhe foi infiel, e que Kenia é praticamente uma menina. Guido diz a Paulo que já descobriu que além de incomodar Elisa, agora também tem corrido atrás de Carmen. Paulo responde que sua relação com Carmen foi em comum acordo. Guido diz que se Paulo não se conscientizar, ele mesmo o denunciará por abuso de menor, no caso Kenia. Augusto diz a Edmundo que suspeita que Carmen o engana com outro homem, mas isso não o importa, pois ele está apaixonado por uma garota linda, que inclusive poderia ser sua filha. Damião diz a Paloma que Elisa terminou com ele porque ama Gael.

Capítulo 47 – sexta, 12 de janeiro

Ingrid diz a Kenia que Augusto não a verá mais porque ela mesma ameaçou denunciá-lo por abuso a menor. Kenia, furiosa, pede a Ingrid que não se meta em sua vida. Carmen diz a Augusto que o perdoa pelo ocorrido com Kenia, pois deseja salvar seu casamento. Augusto responde que seu casamento foi um erro, e ele está há anos pagando as consequências, e o melhor seria que eles se divorciassem. Carmen diz que Augusto está louco para se desfazer dela, e assim ficar com o caminho livre para estar com Kenia. Ramiro diz a Ingrid que Almerinda já sabe que ela continua no povoado. Ingrid responde que já sabia, pois ela mesma encontrou com Almerinda e disse face a face que não a teme. Gael, zangado, diz a Elisa que ela precisa dizer a verdade a Damião. Elisa responde que Damião tem que seguir acreditando que ela não o ama. Gael diz a Elisa que procure outro, porque ele não continuará participando desta mentira. Ele ainda diz que não é justo que Elisa continue brincando com ele, pois ele acabou se iludindo com o beijo que ela o deu.
Edmundo, furioso, diz a Betânia que acreditou que poderiam resgatar seu casamento, mas estava errado, pois ela segue a mesma fofoqueira de sempre. Almerinda diz a Vicente que ele já não será mais assistente de Ramiro, mas seu próprio, e o trabalho que fará consistirá em vigiar Damião e informar-lhe de todos os passos do rapaz. Gael esclarece a Paloma que Elisa disse a verdade, que não são namorados. Paloma então pede uma oportunidade e Gael aceita. Elisa pergunta a Kenia porque sua tia e seu pai tem brigado por assuntos que envolvem a ela. Kenia responde que Carmen acredita que exista algo entre ela e Augusto, mas que isso não é verdade e inclusive não é a primeira vez que eles fazem um escândalo por esse assunto. Elisa diz a Kenia que seu pai pediu o divorcio. Kenia procura Augusto e tenta convencê-lo de que o ama. Ele responde que a jovem não deve voltar a procurá-lo, pois ela é menor de idade. Florência escuta quando Malu diz a Damião que tem uma moça o esperando. Damião se surpreende ao ver Elisa.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna