Confira o resumo da semana entre os dias 17 a 21 de abril de A Dona, que vai ao ar de segunda-feira a sexta, no SBT.
Capítulo 093 – segunda, 17 de abril
Ivana se tranquiliza ao saber a versão oficial sobre a morte de Benita. Hipócrita, Ivana chora compulsivamente diante do cadáver de Benita. Gabriela diz a Horácio que não acredita nas lágrimas de Ivana, já que sempre tratou Benita muito mal. Horácio responde que a morte de Benita não interessaria a Ivana, já que a única coisa que ela quer é ficar com José Miguel e tirar tudo o que é de Valentina. Alonso aplaude a “atuação” de Ivana e diz que ela merece um prêmio por tão fantástica representação. Ela ainda diz que também não permitirá que ela faça mal algum a Valentina. Rodrigo chega ao velório de Benita com uma coroa de flores e diz a Valentina que está as suas ordens. Valentina pede que Rodrigo se vá para sempre ou lamentará.
José repete para que Rodrigo se vá. Rodrigo diz que eles acabaram de declarar guerra, então que de agora em diante que se atentem as consequências. Leonor diz a Ivana que se quer mesmo seguir vivendo em sua casa, terá que pagar uma mensalidade para ajudar nas despesas. Ivana responde que só irá quando tiver vontade. Valentina reúne todos os membros de sua família para desculpar-se pelo período em que os tratou mal. Ela pede a Isabel que lembre Ivana que sempre terá um lugar em sua casa, inclusive seu bebê, e que José será bem-vindo como pai de seu sobrinho.
Valentina diz a Ernesto que suspeita que Rodrigo assassinou Benita e pede a Filadelfo que o investigue. Leonor, ao ver Ivana dançando, diz que ela recuperou muito rápido a morte da mulher que a criou. Leonor diz que Ivana deveria mesmo amar muito Benita. Ela responde que elas discutiam muito, mas se amavam. Valentina procura por Ivana. Leonor, furiosa, a insulta. Ivana diz que a prima está em frente a uma mulher ciumenta e invejosa, já que a até então respeitável Leonor foi amante de Rodrigo Gavilan.
Capítulo 094 – terça, 18 de abril
Leonor, furiosa, adverte Ivana que ela se arrependerá. Valentina agradece por ter sido defendida. Ivana lhe diz que ela é muito ingênua. Alonso diz a José Miguel que sabe que Valentina o disse muitas vezes que o ama, mas que esse amor está destinado ao fracasso, pois ele será pai de um filho de Ivana. José recomenda que Alonso não se iluda, pois mesmo que ele assuma o filho de Ivana, jamais se casará com ela. Ele ressalta que Valentina não o deixará de amar por nada neste mundo. Valentina pede que Ivana volte a fazenda “Os Caracóis”. Ivana, fora de si, responde que só quer que a prima obrigue José a se casar com ela e diz que da fazenda “Montesinos” só sai casada com José Miguel. Leonor diz a José Miguel que é tempo de Ivana voltar a viver na fazenda de Valentina. Ele responde que quando propôs isso a Ivana, ela prontamente se recusou. Ivana, furiosa, pensa em sua falta de sorte, pois nem mesmo com grandes esforços consegue engravidar. Leonor exige de Ivana uma explicação por tê-la colocado em evidência quanto a seu caso com Rodrigo diante de sua prima. Leonor completa dizendo que sabe que Ivana não ama José Miguel, e só o quer por capricho, pois inveja tudo que a sua prima tem. Ivana responde que isso foi só uma amostra do que é capaz de fazer e reafirma que ela ficará ali até que tenha vontade, e não sairá da fazenda “Montesinos” tão fácil. José Miguel diz a Valentina que perdeu tudo e vai embora do povoado em poucos dias. Valentina pede que ele a ame pela última vez. Eles fazem amor. Rodrigo se enfurece ao ver fora da cabana os cavalos de José Miguel e Valentina, pois imagina o que pode estar acontecendo dentro do local. José Miguel diz a Valentina que neste momento não pode oferecer nada a ela e que seria um suplício estar perto dela e não poder ter nada mais sério.
Ivana diz que se ela a delatar jamais voltará a vê-la, e muito menos a seu neto. José Miguel diz a Alonso que o amor que ele e Valentina sentem é imenso, e jamais ele conseguirá separá-los. Alonso responde que não tem nada a perder, e ainda que tenha a menor chance de conquistá-la, não deixará de tentar. Ivana diz a Leonor que ela colocou Valentina em seu lugar, Leonor responde que Ivana perdeu o apoio econômico de sua prima, e assim não poderá nem se manter, então que assim que José Miguel for embora, colocará Ivana na rua. Rodrigo tenta amedrontar Cristina para que ela diga o que tem feito na delegacia. Ela, já sem medo, revela que esteve lá para entregar a roupa suja de sangue de uma noite passada em que Rodrigo esteve em sua casa, e que logo ele será preso pela morte de Lázaro. Rodrigo agride Gabriela, que cai desmaiada, e usa uma substancia para que Valentina adormeça. Rodrigo rapta Valentina. Alonso encontra a caminhonete de Valentina e vê Gabriela desmaiada. Gabriela desperta e diz a Alonso que Rodrigo levou Valentina.
Capítulo 095 – quarta, 19 de abril
José Miguel diz a Leonor que Sabino tem instruções para vender o gado, pois com esse dinheiro poderão quitar as dívidas da fazenda. Leonor responde que não quer se enterrar na fazenda. Sem que José desconfie, Leonor pensa em deixar a fazenda. Valentina exige que Rodrigo diga por que a sequestrou. Ele não responde e Valentina oferece dinheiro para que ele a liberte.
Rodrigo a mostra muitas moedas de ouro e afirma que a dona está enganada se pensa que ele precisa de dinheiro. Horácio informa José Miguel que Rodrigo sequestrou Valentina. Ele de imediato de une ao delegado para formar grupos de busca. Valentina está amarrada e escuta a voz de José Miguel chamando-a. Ela responde. Rodrigo a esbofeteia e diz que antes que José ou Alonso a encontre, vão encontrar a morte. Rodrigo diz a Valentina que quis conquistá-la, por isso a mandou jóias e flores, mas que a recusa dela o obrigou a agir diferente. Ele ainda diz que dali só sairão juntos, seja vivos ou mortos.
Valentina diz que a ela não se conquista com ostentações de riquezas, que para despertar seu amor, primeiramente ela deve admirar o homem e, até agora, de Rodrigo, só pode ver o lado obscuro. Valentina pede que ele mostre que é um verdadeiro homem, deixando a ir. Ele responde que ela só está querendo envolvê-lo em suas palavras. Maria da Luz, chorando, confessa a Timóteo do abuso que sofreu por parte de Rodrigo. Ele, compreensivo, diz que ela não deve sentir vergonha, pois tudo isso que aconteceu não tira em nada sua pureza.
Capítulo 096 – quinta, 20 de abril
Alonso e José Miguel se agridem. Sabino e Horácio pedem que eles parem de brigar, pois devem unir forças para encontrar Valentina. Valentina suplica a Rodrigo que a deixe livre, já que sua família precisa muito dela. Rodrigo responde que sua prima não merece nem um pouco do seu amor. Diz ainda que a serpente em seu quarto foi idéia de Ivana, para que Valentina morresse. Rodrigo também revela que foi Ivana quem matou Benita. Rodrigo se preocupa ao se dar conta que Valentina tem febre. Leonor trata de convencer José Miguel para que ele siga com seus planos de voltar para a capital. Ele responde que não irá a lugar algum até que Valentina apareça. Ivana diz a Leonor que aceite a ideia de que quando se encontrarem, José Miguel e Rodrigo vão acabar se matando.
Leonor diz a Ivana que apenas a suportou por sua suposta gravidez, mas que está certa que isso tudo foi uma invenção de sua mente doente e que se ela não sair imediatamente de sua casa, José Miguel ficará a par de tudo. Ivana responde que também o dirá umas verdades, inclusive que sua mãe foi amante de Rodrigo. Hipócrita, Ivana diz a José que o libera de todos os compromissos e estará voltando a fazenda “Os Caracóis”, que seu amor por ele é tão grande que prefere vê-lo feliz, mesmo que distante dela. Rodrigo confessa a Valentina que assassinou Frederico. Alonso e José Miguel estão a ponto de encontrar o esconderijo onde Rodrigo está com Valentina. Rodrigo provoca um deslize de terras para que José Miguel e Alonso morram soterrados, mas José Miguel sai ileso dessa armadilha de Rodrigo e Alonso sai com uma perna machucada. Ivana pensa em voltar a fazenda “Os Caracóis” antes que Leonor se dê conta que ela não está grávida. Leonor leva um teste de gravidez para Ivana e pede que antes de ir embora terá que fazê-lo. Ivana se recusa e diz que pouco a importa o que Leonor ache a seu respeito. Valentina, gravemente doente, cospe na cara de Rodrigo e o chama de assassino. Ele diz que José Miguel está morto. Rodrigo lhe diz que por bem ou por mal será sua mulher. Ivana volta a fazenda “Os Caracóis” e finge arrependimento perante Isabel. Ela pede que a mãe arrume junto a Ernesto uma alta quantia em dinheiro, pois quer se internar em uma clínica de reabilitação mental no exterior. Ernesto diz a Isabel que devem apoiar Ivana, mas que antes precisam saber que clinica Ivana escolheu para ver se conseguem acertar essa internação. Horácio diz a Gabriela que a ama e quer passar o resto de sua vida com ela. Gabriela recebe, emocionada, um anel de compromisso e um pedido de casamento. Chorando, ela responde que aceita o pedido.
Capítulo 097 – sexta, 21 de abril
Rodrigo diz a Valentina que a levará em uma caminhonete e vão cruzar a serra, indo para outro país em seguida, por um caminho escondido que só ele conhece, mas antes disso explodirá uma dinamite para que todos pensem que eles morreram soterrados. José Miguel diz a Leonor que Rodrigo o tirou tudo, primeiro a seu pai, depois suas terras que eram a alma de seu pai e, por último, Valentina. Ivana, desesperada para conseguir dinheiro para fugir, entra no quarto de Valentina e dá de cara com Rodrigo.
Rodrigo diz a Ivana que precisa do passaporte de Valentina, ela responde que o dará, mas que ele precisará pagar o favor, pois precisa de muito dinheiro para fugir para o estrangeiro porque tem um grande problema. Rodrigo a corrige, dizendo que tem um grande problema, pois não está grávida e cometeu dois assassinatos. Ivana então o seduz e pensa que assim poderá engravidar. Maria da Luz escuta as vozes de Ivana e Rodrigo dentro do quarto de Valentina e avisa as pessoas da fazenda, mas Rodrigo consegue escapar. Jesus e Teresinha pensam em fazer algo para resgatar Valentina.
Maria da Luz diz a José Miguel e Isabel que Rodrigo estava com Ivana. Ivana diz que foi ameaçada com um revolver a entrar no quarto de Valentina e encontrar seu passaporte. Ivana, furiosa, diz a José Miguel que ele precisa aceitar que Valentina será mulher de Rodrigo. José Miguel responde que ama Valentina sobre todas as coisas, e que jamais duvidará de seu amor, porque esse mesmo amor é o que fará que ele a encontre. José pensa que assim que encontrar Rodrigo, o matará. Sabino tenta convencer Leonor para que tentem resgatar Valentina, já que ela é a única que pode conhecer o esconderijo de Rodrigo.
Ele a diz que sabe de seu ódio por Valentina e que o nutre por saber que o homem que ainda ama, está obcecado por Valentina. Leonor esbofeteia Sabino e ele a adverte que se ela não o ajudar, José saberá de seu passado, e inclusive quem é seu verdadeiro pai. Finalmente Leonor decide ir atrás de Valentina. O assessor de Rodrigo o entrega as passagens de avião e todas as indicações para sua fuga com Valentina. Rodrigo o alerta para que tenha cuidado com o delegado, e que se abrir a boca, o procurará e o matará. Isabel descobre que Ivana entregou a Rodrigo o passaporte de Valentina em troca de uma grande quantia de dinheiro, mas Ivana nega tudo. Leonor e Sabino conseguem tirar Valentina do esconderijo. Rodrigo descobre que seu assessor o traiu e lhe dá um tiro.