Confira o resumo da semana entre os dias 01 a 06 de janeiro de Terra e Paixão, que vai ao ar de segunda-feira a sábado, depois do Jornal Nacional.
Segunda-feira (01) – Capítulo 205
Antônio pede ajuda aos peões de outras fazendas para interceptar Ramiro. Ramiro avisa a Kelvin que deixará Aline e a freira na porta da delegacia. Caio passa a virada de ano na aldeia de Jurecê. Ramiro enfrenta Antônio de arma em punho, mas acaba fraquejando. Antônio exige que os peões levem Aline e Teresinha de volta para o cativeiro, e os ordena a darem um trato em Ramiro. Natercinho pede Anely em casamento. Ramiro apanha dos peões de Antônio. Kelvin pede ajuda à polícia para encontrar Ramiro. Kelvin resgata Ramiro, e implora para que ele resista.
Terça-feira (02) – Capítulo 206
Ramiro é levado para o hospital. Angelina reage às ofensas de Irene, e é demitida por Antônio. Ramiro revela a Caio o local do cativeiro de Aline. Petra fica furiosa quando Hélio lhe pergunta se foi ela quem matou Agatha. Hélio diz a Lucinda que desconfia de que Petra saiba quem matou Agatha. Irene se recorda do dia em que chegou à casa de Antônio com Ramiro. Kelvin enfrenta Irene. Há uma troca de tiros entre a polícia e os peões de Antônio, e Caio se desespera pela segurança de Aline e Teresinha.
Quarta-feira (03) – Capítulo 207
Marino consegue render os peões e resgatar Aline e Teresinha.Lucinda considera precipitado o noivado de Anely com Natercinho. Petra afirma para Luigi que não matou Agatha. Silvério avisa a Antônio que a situação do cliente é complicada. Marino dá voz de prisão a Antônio e faz questão de algemar o produtor rural. Anely diz a Luana que desconfia de que Berenice tenha contado a Antônio sobre o paradeiro de Aline. Enzo confessa a Berenice que perdeu o interesse por ela. Caio observa Aline dormir.
Quinta-feira (04) – Capítulo 208
Antônio fica intimidado quando um dos presos o enfrenta na cela. Luana conta a Kelvin sobre a traição de Berenice. Aline pede a Ramiro para denunciar todos os crimes cometidos por Antônio. Luigi e Petra assinam o divórcio. Marino recebe uma ligação anônima, informando que a arma que matou Agatha está na casa de Gentil. Kelvin demite Berenice. Caio decide, com a ajuda de Rodrigo, convocar um jornalista para fazer uma matéria sobre os crimes de Antônio. Menah e Mara ficam noivas. Marino encontra uma arma na casa de Gentil, e avisa que terá que levar o pai de Jonatas para a delegacia.
Sexta-feira (05) – Capítulo 209
Gentil jura a Marino que não tem nada a ver com a morte de Agatha. Natércio abriga Berenice. Rodrigo apresenta o jornalista Ubaldo e o fotógrafo Leal para Caio e Aline. Vinícius diz a Iraê que deseja se casar com ela. Jurecê convida Andrade e Gladys para irem até a aldeia. Aline conta sua história para Ubaldo. Marino informa a Caio que recebeu uma ordem para tirar Antônio da cadeia. Antônio é agressivo com Ubaldo ao sair da cadeia, e o jornalista aproveita para postar o vídeo na internet. Petra avisa a Antônio que Ubaldo está fazendo uma matéria contra o pai para ser exibida na TV. Antônio encomenda o assassinato de Lucinda para se vingar de Marino.
Sábado (06) – Capítulo 210
A matéria contra Antônio é exibida na TV. Kelvin leva Ramiro para o Naitendei. Um grupo de apoiadores encerra a relação com Antônio e o Grupo La Selva. Antônio passa mal. Caio e Aline festejam a boa repercussão da matéria. Teresinha volta para o convento. Petra aconselha Luigi a impedir o casamento de Anely. O matador contratado por Antônio segue o carro de Marino e Lucinda. Anely se casa com Natercinho, e Petra consola Luigi. Lucinda é atingida pelo matador. Irene tenta convencer Antônio a voltar atrás na ordem dada para matarem Lucinda. O matador avisa a Antônio que o serviço foi feito.