Confira o resumo da semana entre os dias 6 e 11 de A Dona, que vai ao ar de segunda-feira a sexta, no SBT.
Segunda-feira (6) – Capítulo 44
Valentina diz a Ivana que naquela noite os pais de José Miguel irão formalmente pedir sua mão, e que se ela quiser acompanhá-los, será bem-vinda, mas se preferir pode ficar pela fazenda para passear com Rodrigo. Valentina diz a Isabel que José Miguel e seus pais irão a “Os Caracóis” formalizar o pedido de casamento. Ivana tenta convencer Isabel a não estar presente durante o pedido da mão de Valentina, segundo ela, por solidariedade a seu “amor” pelo futuro esposo da prima. Isabel responde que Ivana está confusa, pois teve tudo para ser feliz e não o fez, e por fim pede a filha que aceite que José Miguel e Valentina se amam.
José Miguel e Valentina vão nadar, Ivana os observa e rouba a roupa de Valentina, que chega a fazenda apenas com a camisa de José Miguel. Isabel, Benita e Maria da Luz se escandalizam ao ver Valentina seminua. Ela explica que roubaram sua roupa. Leonor, hipócrita, dá um anel de compromisso de José Miguel a Valentina e diz que é um presente muito fino, que pertenceu a sua avó, e que Frederico a deu quando se comprometeram. Ela pede a Valentina que continue a tradição, dando o anel posteriormente a seu primeiro filho que se casar. Felipe diz a Sandra que vai falar com Enriqueta, já que não gosta de esconder assuntos importantes de ninguém.
Sandra pede mais um pouco de tempo. Enriqueta se escandaliza ao ver Sandra e Felipe se beijando e fica ainda mais nervosa quando sua filha a diz que eles são namorados. Enriqueta diz que a filha é uma imbecil pois trocou Horácio por um pobretão. Sandra diz que Horácio jamais a amou, e pede a mãe que deixe de se meter em sua vida. Enriqueta esbofeteia a filha e Moisés a repreende, dizendo que ela acaba por perder o amor e o respeito de Sandra. Leonor diz aos Vilaça que está certa que José Miguel fará Valentina muito feliz.
Terça-feira (7) – Capítulo 45
Valentina diz a José Miguel que gostaria de saber o real motivo de sua expulsão do seminário. Ela sabe que foi por uma mulher, mas gostaria de saber mais e do próprio José Miguel. Ele diz que a mulher que causou sua expulsão se chama Célia Oliveira. Ele tentou ajudá-la em alguns problemas, porém ela confundiu as coisas e se apaixonou. Certo dia ele estava no banho e ela entrou em seu quarto seminua. O Padre acabou chegando nesse momento e, ao ver essa cena, pensou ter havido algo entre eles.
José Miguel entrega um anel de compromisso a Valentina e lhe diz que foi de sua avó paterna. Moises diz a Sandra que Horácio não parecia mesmo o homem ideal para sua filha, mas que tem boas impressões de Felipe. Ele pede para que ela não se preocupe com Enriqueta, pois mais cedo ou mais tarde ela acabará aceitando a relação da filha com Felipe. Moises adverte Enriqueta que se ela voltar a colocar a mão em cima de sua filha, se divorciará dela. Ivana, furiosa, pergunta a Leonor porque ela aceitou o casamento de seu filho com Valentina e se ela pensa em fazer algo para impedir essa “loucura”. Leonor responde que está agindo conforme seus próprios interesses. Frederico diz a Isabel que está disposto a deixar Leonor ir para a capital e, assim, poder desfrutar de seus últimos dias de vida na fazenda ao lado dela, seu grande amor. Isabel, chorando, responde que esse amor ficou no passado.
Isabel confessa a Valentina o amor que sente por Frederico e o que ele a propôs. Valentina diz que não vê nada de mal em que a tia viva com o homem que ama. Isabel responde que existem muitos motivos que impedem essa relação, o principal é a idade. Rodrigo, furioso, esbofeteia um homem que debocha de Valentina. Ivana diz que Valentina é vulgar por se apresentar seminua na frente de todos seus trabalhadores e, se é assim em público, imagina o que pode fazer quando está só com seu amado José Miguel.
Quarta-feira (8) – Capítulo 46
Felipe diz a Sandra que suas intenções com ela são sérias e que pensa em um José Miguel e Valentina apresentam Gabriela a Horácio e eles contam que já se conhecem por um incidente desagradável que tiveram. Felipe chega nervoso e Padre Ventura pergunta se ele brigou com sua namorada. José Miguel, Valentina, Gabriela e Horácio se divertem no povoado.
Maria da Luz chorando, pede diante da imagem da Virgem que um dia possa ser feliz, pois crê que após ter sido violentada por Rodrigo jamais poderá se casar na vida. Timóteo convida Maria da Luz para ir a uma festa no povoado. Frederico e Leonor discutem porque ela insiste em dizer que Valentina e Rodrigo são amantes.
Ivana joga na cara de Isabel que Frederico está apaixonado por ela, e que ele inclusive já pediu o divórcio a Leonor para se unir a ela. Ivana prepara um contratempo para impedir que Valentina vá à festa no povoado. Felipe procura Sandra, Moisés diz que sua filha não quer vê-lo. No baile do povoado, chegam alguns homens com uma boneca de trapo, com cabeça de víbora, e vestida com a roupa que Ivana roubou de Valentina. Todos os presentes no baile caçoam de Valentina. José Miguel enfrenta um dos homens que trouxeram a boneca. Rodrigo chega ao baile e atira para cima, assustando as pessoas e depois leva Valentina com ele.
Rodrigo diz que a levará até sua casa onde a deixará sã e salva. Gabriela diz a José Miguel que Rodrigo levou Valentina até a saída da festa. José Miguel encontra Rodrigo e exige que ele o diga onde está Valentina. Ele responde que a perdeu de vista. Enriqueta diz a Moisés que Valentina estava dançando abraçada a José Miguel, e chegou seu amante, Rodrigo, disparando enlouquecido em meio ao baile.
Quinta-feira (9) – Capítulo 47
José Miguel encontra Valentina na igreja, chorando, e pede perdão a ela por não a ter defendido como deveria. Valentina suplica a José Miguel que a leve com ele para a capital. Sandra flagra Felipe junto a Gabriela e se afasta, chorando. Horácio encontra Sandra e se oferece para acompanhá-la até a sua casa. Mas nesse momento aparece Ivana e o beija, deixando Sandra sozinha.
Rodrigo, furioso, agride Joventino até ele confessar que foi Ivana quem pagou para que caçoassem de Valentina. Rodrigo, furioso, diz a Ivana que Joventino contou sobre a brincadeira encomendada por ela, contra Valentina. Rodrigo pede a Ivana que diga a Valentina quem armou a brincadeira que a humilhou na festa. Ivana garante que foi José Miguel.
Ivana diz a Valentina que as pessoas do povoado estão dizendo que José Miguel não a defendeu porque nada além de seu dinheiro o importa. Enriqueta conta a Leonor a brincadeira de mal gosto que Valentina foi vítima. Leonor, hipócrita, diz sentir pena dela.
Ivana diz a Horácio que o procurou porque não quer ser grosseira, mas que não existe um futuro para eles. Horácio diz a ela que essa obsessão não a levará a nada pois José ama Valentina. Ivana diz a Horácio que deveria convencer Sandra, e que Felipe não é tão bom como parece, e que sempre esteve louco de amor por Valentina.
Sexta-feira (10) – Capítulo 48
Ivana diz a Rodrigo que espera que tenha ficado bem claro que ela está disposta a tudo para separar José Miguel e Valentina. Rodrigo parabeniza Ivana por ter culpado José Miguel pela humilhação que Valentina sofreu. Leonor, aproveitando que José Miguel está viajando, pede dinheiro emprestado a Valentina para pagar a hipoteca da fazenda.
Valentina responde que ela mesma ofereceu esse dinheiro a José Miguel e ele não aceitou, e que prefere negar esse dinheiro a ela, do que ter problemas com José Miguel. Leonor diz a Valentina que se ela lhe emprestar o dinheiro, dará um jeito de fazer com que José Miguel jamais saiba sua origem.
Ivana telefona para Alonso e conta que Valentina se casará com José Miguel Montesinos, mas que segue apaixonada por ele. Ernesto diz a José Miguel que se ele já sabe quem é Alonso, deveria pedir outro corretor a imobiliária. Leonor diz a Moisés que salvará a hipoteca da fazenda.
Além disso, ele conta que com o que lhe restar abrirá uma conta em seu nome. Leonor suplica a Moisés que não diga nada disso a seu filho ou seu marido e afirma que pagará Valentina com o dinheiro da venda de sua casa da capital. José Miguel e Alonso falam abertamente sobre Valentina, e Alonso diz a José Miguel que esteve a ponto de casar se com ela, e só não o fez por um mal-entendido.