Muitas perguntas sobre que prazo de aposentadoria escolher na previdência privada. Vocês sabem, amigos, na previdência social a aposentadoria é vitalícia. Nos fundos de pensão mais antigos também. Ocorre que a longevidade aumentou muito e os novos planos de previdência privada- incluídos aí os fundos de pensão- não oferecem mais a renda de aposentadoria vitalícia.
As opções mais comuns são renda por tempo determinado ou um percentual mensal das reservas previdenciárias. No caso do tempo determinado, como a aposentadoria sairá da mesma poupança previdenciária, quanto menor o tempo escolhido, maior a aposentadoria mensal. Uma tentação, pois as pessoas normalmente só pensam no valor e escolhem o menor tempo.
Ocorre que se, por exemplo, a pessoa escolher 20 anos, mas sobreviver a esse tempo, não terá nenhuma renda para se manter. E não podemos jogar com nossa vida.
A outra opção- um percentual mensal das reservas- paga aposentadorias maiores no início, mas menores no final, podendo até tornarem-se irrisórias.
O que eu escolheria: consultaria a Tábua AT-2000 média do IBGE, a mais moderna, que prevê maior longevidade, e escolheria o prazo de sobrevida que ela apontar na tua idade de aposentadoria.
Em paralelo, contrataria um seguro longevidade, que custa muito pouco, para o caso de vivermos mais do que a tábua demográfica apontou.
Alguns bancos oferecem isso. Jogue o risco para o banco. O valor da aposentadoria será menor, mas você vai dormir tranquilo, pois receberá até a morte.