É hora de investir em ações?

Foto: Pixabay

A Selic caiu e muitos me perguntam se é hora de entrar no mercado de ações. Olha, esse tipo de investimento é bastante arriscado e já valorizou muito. Mas se o dinheiro for para o longo prazo, para mais de 10 anos, minha resposta é sim.

Quem investiu na Bolsa nos últimos dois anos ganhou muito dinheiro e vai continuar a ganhar. Especialmente se o Brasil fizer o dever de casa, a reforma da previdência. Agora, quando falamos de renda variável, temos que tomar precauções.

Aqui vão algumas dicas:

Primeiro, uma boa análise fundamentalista sobre as empresas é imprescindível. Devemos conhecer o balanço, a expectativa de fluxo de caixa futuro, as projeções do setor e demais informações disponíveis. Vocês viram que falei empresas com “s”. Isso mesmo, nunca devemos apostar em uma só. Temos que diversificar em empresas e setores.

Terceiro, empresas voltadas para o mercado interno, como de telefonia, bancos, energia, transportes, alimentação trazem embutida a proteção contra a inflação, pois a repassam para seus preços.

Quarto, ações dividendos, que garantem um rendimento anual independentemente da variação na Bolsa, são melhores.

Quinto, como não é investimento especulativo nem para o curto prazo, não devemos vender o que compramos a cada solavanco do mercado. Isso é realizar prejuízo.

Por fim, se não for investir sozinho, o que é a melhor opção, tem que ficar de olho nos gestores a quem confiar seu dinheiro. Agora, ninguém é mais capaz de gerenciar investimentos de longo prazo do que um Fundo de Pensão. Eles precisam aplicar as contribuições dos participantes em investimentos que superem a meta atuarial. Ela é uma referência da previdência capitalizada.

Projeta a rentabilidade do investimento das contribuições a ser buscada no ano. INPC mais 4% é o padrão. Se der menos, a aposentadoria será menor. Se der mais, será, obviamente, maior. Por isso, se puder entrar em um, corra.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna