Numa portinha escondida, numa galeria na Presidente Faria, fui conhecer um dos restaurantes vegetarianos mais antigos e tradicionais de Curitiba. O Super Vegetariano, desde que me mudei para Curitiba – há mais de 30 anos, sempre está entre as sugestões de almoço barateza pelo Centro, ali pertinho da Santos Andrade.

continua após a publicidade

Ao atravessar a porta do edifício, mais uma viagem no tempo. A primeira, para quem não se lembra, eu contei semanas atrás quando comentei do lendário Gato Preto. Do letreiro luminoso ao design da logo, o Super Vegetariano mantém todo seu charme. A portinha logo causa uma insegurança: o almoço vai ser bom?

LEIA TAMBÉM:

>> 100 motivos para se apaixonar pelas empanadas Don Hugo, no Juvevê

continua após a publicidade

>> Costela do Gato Preto domina a madrugada de Curitiba: famas e lendas

Logo na recepção, antes das escadas, o proprietário, um simpático senhor, seu Jurandir, logo explica como funciona a refeição. “Almoço livre, buffet livre, com suco a vontade e sobremesa. Fique a vontade”, explica, convidando os poucos clientes a subirem as escadas e aproveitarem o almoço. O preço é fixo em R$ 24,90 por pessoa, ou R$ 18 a marmitex.

continua após a publicidade

Num lugarzinho charmoso, mas bem simples, com cadeiras antigas em fibra de vidro, piso bem encerado, algumas plantinhas trepadeiras pela escada de madeira com detalhes em verde-limão. Uma atmosfera que lembra um pouco uma casa de vó.

A atmosfera saudosista da casa da vó não fica só nos móveis. O buffet fica no meio do salão, com várias opções de saladas frias e bem elaboradas, temperadinhas: alface, vinagrete, salada de chuchu temperadinha, couve manteiga, grão de bico, salada de feijão, beterraba raladinha, salada de maionese com batatas, alguns legumes cozidos, caponata de berinjela.

Entre os pratos quentes, duas opções de arroz, um tipo de cuscuz bem temperadinho com legumes, dois tipos de feijão, farofa, polenta, torta de legumes – que poderia comer a forma toda, carne de soja ao molho, mais legumes temperados e refogados. No fim do buffet, pastel de banana com canela, salada de frutas e arroz doce.

Foto: reprodução / Facebook.

O prato queridinho mesmo é servido às segundas-feiras. Um espetinho de PTS (proteína texturizada de soja) com legumes, sempre bem feito e bem temperadinho. Sabe comidinha de vó, que você sente todo o carinho e cuidado naquela comidinha fresquinha? No Super Vegetariano é assim.

Assim que cada cliente senta a mesa, uma das senhoras que trabalham no buffet perguntam com muita simpatia se a gente aceita o suco do dia. Nesta quinta-feira (29), um suco simples, mas que não consegui identificar porque estava bem adoçado.

Aliás, não só o suco, mas o chá de abacaxi foi feito com uma porção generosa de açúcar. Para balancear a doçura toda, recomendo misturar as duas opções de chá que ficam logo na saída do restaurante, no térreo. Suco e chá bem docinho. Tudo bem, avós também costumam fazer isso.

Desde 1981, tradição e qualidade

Seu Jurandir, o simpático senhor que recebe os clientes e que fica a frente do caixa, contou que o restaurante – inaugurado em 1981 – é um negócio familiar. Ele e mais duas irmãs vieram do interior de Santa Catarina, Lages, para Curitiba. Na parede da escadaria, um quadro retrata bem a casa da infância e história da família. “Foi um quadro feito a partir de uma fotografia. A casa é exatamente assim”, contou.

Numa passada rápida ao caixa, Jurandir confessa que ainda se recupera dos tempos de pandemia. O restaurante chegou a ficar 18 meses fechado. “Todos os funcionários receberam o salário integralmente porque pagávamos todos os impostos em dia”, disse Jurandir, em tom comemorativo.

Na parede, duas homenagens reforçam a qualidade que já foi comprovada pela autora aqui do blog e também pelos clientes fiéis. O primeiro deles é o Prêmio Amigo da Natureza em 2009, entregue pela Gazeta do Meio Ambiente. O segundo, mais robusto, Mérito Cívico dado pela cidade de São Paulo para o Restaurante Super Vegetariano em 1989 pelo “alto espírito filantrópico”.

Super Vegetariano – tudo gostoso a um preço justo

O restaurante fica localizado na Rua Presidente Faria, 121 – Centro. Apesar do hiato durante o período pandêmico, o Super Vegetariano segue na ativa. Abre de segunda a sexta, durante o almoço, das 11 às 15 horas.

Tem dicas de Rango Barateza? Manda aí!

Quer sugerir lugares com Rango Barateza para o blog? Então escreve para eloas@tribunadoparana.com.br. Aceitamos dicas por Curitiba, manda aí!