Bateu aquela vontade de comer um docinho e tomar um café? Se o desejo chegou por aí, saiba que o Rango Barateza facilitou ao querido leitor e fez uma lista com os favoritos das confeitarias e padarias de Curitiba. Que tal provar um deles?

continua após a publicidade

Todos os doces da lista fizeram parte de reportagens completas do Rango Barateza durante 2023 e 2024. E durante a visita a cada um deles, os valores das unidades não ultrapassaram R$ 30.

Aproveito para acrescentar: são doces clássicos, que vão além do tempo. Esses são tradicionais e seguem com sucesso em tempos de avalanche de pistache e Nutella.

Fique a vontade para escolher seu preferido, ou preferidos. Afinal, um bom cafezinho com um docinho é bom e não faz mal a ninguém. Alivia o estresse, garante um bom dia e é programa perfeito para a família, amigos, date, criançada. Confira a lista a seguir:

Torta de Limão – A Loja da Torta

Foto: Eloá Cruz.
continua após a publicidade

A torta de limão da Loja da Torta é única. Garanto que se você comer uma fatia dela não vai esquecer do sabor. Ela é feita com massa de bolacha, uma fina camada de chocolate branco, um mousse azedinho de limão e o merengue queimadinho por cima. Por mais que seja conhecida por ser uma torta bem doce, a versão do Jardim da Torta é leve, aerada, e com o limão bem presente. Então, o doce dela não é enjoativo.

Chame a família ou os amigos e prove as tortas do lugar. Há também almoços generosos. O lugar é muito aconchegante, com música ambiente bacana, decoração incrível, perfume no ambiente e atendimento simpático. Vale a pena!

continua após a publicidade

O Jardim da Torta fica na Rua Manoel dos Santos Barreto, 152, no Juvevê. Abre de terça a sábado, das 11 às 18 horas. Domingos, das 11 às 17 horas. Fechado às segundas e também todo último domingo de cada mês.

Bombom de morango – Confeitaria Edelweiss

Foto: Eloá Cruz.

Na Confeitaria Edelweiss, inaugurada em 1985, os doces são simples. Eles cativam a clientela e são atemporais: manjar de ameixa, pudim de leite, arroz doce, bombom de morango, bolo de chocolate com cobertura de brigadeiro.

Rango Barateza provou um belo bombom de morango da confeitaria. Chocolate ao leite de qualidade, recheio de brigadeiro branco levemente apurado e um bom morango bem docinho, fresquinho e maduro no ponto certo.

O bombom de morango é o mais pedido da clientela. E tem também outros sabores, como o de dois amores, uva, nozes, cereja. Um deles, banhado com caramelo, ganhou o nome de Ravelle – nome de uma amiga da proprietária Marci.

A Confeitaria fica na Alameda Augusto Stellfeld, 1631, esquina com a Ângelo Sampaio, no Batel. Funciona de terça a sexta, das 12 às 17 horas, sábado, das 13 às 17 horas. Fechada aos domingos e feriados.

Quindim – Só Quindins

Foto: Eloá Cruz.

Olha só, se você ainda não provou um quindim, sugiro perder o medo. O sabor todo fica por conta do coco ralado, que se deposita bem na base do doce. As gemas mesmo são responsáveis pela textura e maciez, pela leveza que derrete na boca. É docinho, por isso tem um tamanho suficiente para você provar e não enjoar. Para quem é mais formiga, existem as versões grandonas, os quindões.

O docinho da Só Quindins é leve e confia, não tem sabor de ovo. Pode ser que por aí existam versões do doce feitos sem tanto rigor e cuidado, deixando a película da gema e o sabor forte do ovo.

Na Só Quindins, o tradicional é o queridinho da confeitaria. Há também outras versões: café, tradicional com cobertura de chocolate e de nozes – meu preferido. A confeitaria também produz uma série de bolos, da Martha Rocha ao clássico de abacaxi com coco, tortinhas especiais, com nozes, baba de moça.

Seja um quindim macio e delicado, ou uma fatia de torta com café, salgadinhos e tortinhas. Aproveite alguma tarde e conheça a Só Quindins. Fica localizada na Rua Alferes Poli, 1115 – bairro Rebouças.

Abre de segunda a sexta, das 9 às 18 horas. Sábados, das 9 às 17 horas. Fechado aos domingos. Encomendas pelo telefone (41) 3333-3735.

Chineque – Confeitaria Holandesa

Foto: Átila Alberti / Tribuna do Paraná.

O chineque já é a cara da capital paranaense. Doce leve e sutil, vem até com sotaque curitibano, e é companhia certa para um café ou um bom chá. Ali na esquina da Brigadeiro Franco com a Dr. Pedrosa, a Confeitaria Holandesa, fundada em 1958, conquista o carinho de pelo menos quatro gerações pela cidade. No mesmo ano de sua fundação, a Holandesa criou sua versão original da chineque.

A versão paranaense do pão doce é tradicional e presente em quase toda a padaria e confeitaria de Curitiba. O nome chineque, aliás, é uma versão em português do termo alemão “schnecke”, que significa caracol.

Na massa doce, coloca-se o que quiser: goiabada, brigadeiro, farofa, doce de leite, frutas. A versão da Confeitaria Holandesa é feita com massa semi-folheada, creme de baunilha, maçã, coco, passas, e glacê na cobertura. “É totalmente diferente e nada tem a ver com o pão. É um sucesso nosso, único”, confidencia a proprietária Karin Sabine Procop.

A Confeitaria Holandesa funciona de segunda a sábado, das 8 às 20 horas. Aos domingos, das 10 às 18 horas. Ela fica na Rua Dr. Pedrosa, 366 – Centro. Telefone: (41) 3224-1191.

Torta Aida – Padaria América

Foto: Átila Alberti / Tribuna do Paraná.

Entre tantas tortas, pães, broas e doces, uma em especial tem receita centenária, sabor especial e exclusividade da Padaria América. É a torta Aída. “Ela foi trazida por uma cliente do meu avô. A receita original leva nove camadas de pão de ló, creme amanteigado, nozes e chocolate”, conta o proprietário Eduardo Engelhardt. Ela é mais sequinha que um bolo normal, mas não deixa de ter um sabor único.

“Para servir no café, a fatia fica muito alta. Então, a maneira que encontramos foi diminuir as camadas. A versão hoje tem seis chapas”, explica o proprietário. Semanalmente, Eduardo produz entre 7 e 10 tortas.

Eduardo é quem prepara todos os dias a exclusiva torta Aída. Trabalhosa, o doce leva pelo menos dois dias para ficar pronto. A fatia no café, que é servida somente na Padaria América da sede do São Francisco. As duas outras unidades da América, Bacacheri e Água Verde, oferecem a torta apenas por encomenda.

A Padaria América abre de segunda a sábado, das 8h30 às 20 horas, na unidade da Rua Pres. Carlos Cavalcanti, 942. Na unidade do Bacacheri, que fica na Rua Estados Unidos, 412, ou no Água Verde, na Avenida Água Verde, 470, o funcionamento é de segunda a sexta, das 9 às 19 horas.

Torta Mil Folhas – Confeitaria Gênova

Foto: Átila Alberti / Tribuna do Paraná.

Se a Rainha Elizabeth II viesse a Curitiba, uma singela confeitaria no Rebouças poderia oferecê-la seu doce preferido, feito com toda tradição e cuidado. A torta mil folhas da Confeitaria Gênova é preparada da mesma forma há 56 anos.

São três camadas que te levam ao céu. Primeiro a massa folhada sequinha e crocante, dourada no ponto certo para dar a massa um sabor sutil de tostado de nozes – calma, não vai nozes. O creme de confeiteiro vem no recheio e traz a doçura leve. Ele é feito da forma tradicional, com gemas, leite, açúcar e um engrossador para não deixar o creme escorrer da torta.

O aveludado delicado do creme de nata fresca, com doçura delicada, é também parte do recheio que escorre a cada garfada. Por fim, a cobertura de açúcar de confeiteiro e a lateral da torta, feita com os farelos do folheado, traz uma textura especial.

Já provei várias e várias tortas e sobremesas com massa folhada. E garanto, a Rainha Elizabeth II seria freguesa da Gênova se provasse a sobremesa da confeitaria curitibana.

A Confeitaria Gênova fica na Rua 24 de Maio, 1.333, no Rebouças. Abre de segunda a sexta, das 8h30 às 18h, sábado das 8h30 às 17h. Fecha aos domingos. Encomendas pelo telefone: (41) 3333-8643.

Torta de requeijão – Rico Pão

Foto: Átila Alberti / Tribuna do Paraná.

Ali no comecinho da Rua Marechal Deodoro, na esquina com a Rua Francisco Torres, perto da Reitoria, uma padaria simpática guarda na vitrine uma torta queridinha de muitos fregueses ali da região: a famosa torta de requeijão. Na Rico Pão, o carro-chefe pode ser o rico pãozinho francês, mas ouro mesmo é a preciosa torta de queijo.

Torta de requeijão, ou torta de ricota, tanto faz. Se pedir no balcão, as meninas logo vão entender de qual se trata, independente de como quiser chamar. De textura cremosa, que desmancha na boca, a torta de requeijão é leve, docinha, com a cobertura caramelizada no forno, aerada. Na base, uma massinha mais consistente, que se forma durante o forno, e também uma surpresa doce: goiabada ou uvas passas – você escolhe a melhor versão.

Agora tente imaginar um doce desses geladinho, recém-saído da geladeira. Acompanhado de um café puro, ou café com leite. Pode ser depois de um pãozinho na chapa no café da manhã da padoca mesmo, ou levado para o lanche da tarde, depois do trabalho.

A panificadora Rico Pão, além de tortas, oferece salgados, doces, bolos e lanches. Fica localizada na Rua Marechal Deodoro, 1.055 – Centro. Aberta de segunda a sábado, das 6 às 22 horas. Aos domingos, das 6 às 21 horas.

CONFIRA O MENU COMPLETO DO RANGO BARATEZA:

Sanduíches;
Sopas;
Pizzas;
Massas;
Doces e sobremesas;
Salgados;
Pratos feitos;
Carnes;
Petiscos;
Buffet.

Tem dicas de Rango Barateza? Manda aí!

Quer sugerir lugares com Rango Barateza para o blog? Então escreve para eloas@tribunadoparana.com.br. Aceitamos dicas por Curitiba, manda aí!