Já tem algum tempo que conheci um lugar muito querido em Curitiba, que serve tortas inesquecíveis. É a massa base que desmancha na boca, o recheio generoso, o tempero, os sabores que saem do convencional. As tortas, doces e salgadas, são tão deliciosas que ficaram na memória ao longo de dez anos.

continua após a publicidade

Era um pequeno café na Rua Mauá, bem pertinho do Couto Pereira, no Alto da XV. Atualmente, fica na Rua Manoel dos Santos Barreto, no Juvevê. A Loja da Torta nasceu em 2014 numa proposta da designer Yana Elias, hoje com 42 anos. “Eu sou de Santa Catarina, de Balneário Camboriú. Lá bolo recheado não se chama bolo, se chama torta, tem uma relação afetiva. Na minha família, sempre tem ‘vamos fazer um bolinho para tomar café’. Era assim na minha casa, na casa da minha avó, da minha tia. Não existia ir na casa delas e não ter um café com bolo”, conta Yana.

A relação de afeto com as tortas é especial para a empresária. “Eu sempre gostei, sempre fui envolvida. A primeira receita que eu fiz na minha vida, minha tia que ensinou. Foi um bolo de banana, eu tinha uns 7 anos. Ela colocou eu e a minha prima em cima de um banco. Amassamos bananas, fizemos o bolo”, relembra.

O bolo de banana com receita de família Yana serve no seu atual restaurante “Jardim da Torta”. Ele e as famosas tortas, que estampam a vitrine de maneira sazonal. Os sabores são originais e incríveis: dos clássicos empadão de frango e palmito, as quiches de tomate cereja com gorgonzola, de cebola caramelizada, de abóbora com linguiça Blumenau, torta de carne de panela e tantas outras. As doces são inesquecíveis: das clássicas banoffee a maçã, a torta mousse de limão, de cookie com leite condensado cozido, com massa de brownie e mousse de maracujá, de ninho com Nutella.

Quiche de frango com alho poró. Foto: Eloá Cruz.
continua após a publicidade

O Rango Barateza fez uma visita recente ao Jardim da Torta e provou a quiche de frango com alho poró e a torta de limão. A quiche tinha massa leve, que desmancha na boca. O recheio super cremoso, sem ser pesado, numa combinação equilibrada entre o frango bem temperado, o alho poró e o requeijão.

A torta de limão é única. Garanto que se você comer uma fatia dela não vai esquecer do sabor. No Jardim da Torta, ela é feita com massa de bolacha, uma fina camada de chocolate branco, um mousse azedinho de limão e o merengue queimadinho por cima. Por mais que seja conhecida por ser uma torta bem doce, a versão do Jardim da Torta é leve, aerada, e com o limão bem presente. Então, o doce dela não é enjoativo.

Torta de limão. Foto: Eloá Cruz.
continua após a publicidade

As tortas são servidas em fatias generosas e custam em torno de R$ 15 cada. Eu provei as duas tortas e desembolsei R$ 35 ao todo.

Da Loja para o Jardim

O pequeno café “A Loja da Torta” fechou no período da pandemia, período que foi difícil economicamente. Era um café, com bolos e tortas. A pedido dos clientes, Yana resolveu oferecer também almoço, ainda quando estava na Rua Mauá. “Quando abri a torta com a loja da argila, o “Jardim da Torta”, tinha todo um espaço e tal. Logo deixou de ser um café e passou a ser também um restaurante”, explica Yana.

O Jardim da Torta abriu em 2020 e surgiu de um convite de um antigo cliente da Loja da Torta. “Ele amava os bolos. Então, quando ele inventou de abrir uma loja de plantas ele achou que o café tinha tudo a ver. Meu marido estava exausto da profissão. Abrimos juntos lá, é uma loja linda. Bolos, tortas, café e almoço. As pessoas almoçam e muitos levam o bolo para comer a tarde, um pedaço de torta. No final de semana, as pessoas terminam de almoçar e percebem que temos um cardápio extenso de sobremesas”, revela.

Como o cardápio de tortas não é fixo, a cada visita ao Jardim da Torta, são opções diferentes na vitrine. Yana confessa que era para ser uma loja de tortas em geral, mas acabou se tornando um restaurante a pedido dos clientes. “Aí a gente dança conforme a música. A cafeteria acabou ficando em segundo plano, mas não por opção. Ela segue aberta durante a tarde, tem um certo movimento, mas não se compara com o almoço”, revela.

Paixão pelas tortas

Yana se formou em design gráfico. Quando saiu da faculdade, abriu um escritório com um colega de turma. Demorou um tempo até Yana perceber que não era exatamente aquilo que ela queria fazer na vida. “Fiquei em casa um tempo meio perdida, sem saber o que fazer. Comecei a fazer bolo em casa. Fiz um grupo [de WhatsApp] e mandei: ‘vou fazer bolo, alguém quer? Custa tanto’. Na primeira semana foram sete encomendas, na outra teve dez. Até que começou a ter muita encomenda. Meu marido falou, tem que mudar isso. Tinha um forno no meio da sala de jantar. Já não tava legal mais dentro de casa”, relembra.

Yana decidiu então abrir uma loja de tortas. Comprou vários livros, estudou, quis aprender mais sobre bolos e tortas. “Comecei a fazer para os amigos comerem. A gente fez uma janta com várias, uma vez. Umas três salgadas, quiches não muito grandes. Fiz bolo, bolo recheado, e chamei os amigos. E aí perguntei, ‘o que vai funcionar?’ Foi bem legal”.

**Os valores do cardápio divulgados no post são de novembro de 2024 e podem sofrer alterações.

Que tal uma fatia de torta?

O Jardim da Torta fica na Rua Manoel dos Santos Barreto, 152, no Juvevê. Abre de terça a sábado, das 11 às 18 horas. Domingos, das 11 às 17 horas. Fechado às segundas e também todo último domingo de cada mês.

Chame a família ou os amigos e prove as tortas. Há também almoços generosos. O lugar é muito aconchegante, com música ambiente bacana, decoração incrível, perfume no ambiente e atendimento simpático. Vale a pena!

CONFIRA O MENU COMPLETO DO RANGO BARATEZA:

Sanduíches;
Sopas;
Pizzas;
Massas;
Doces e sobremesas;
Salgados;
Pratos feitos;
Carnes;
Petiscos;
Buffet.

Tem dicas de Rango Barateza? Manda aí!

Quer sugerir lugares com Rango Barateza para o blog? Então escreve para eloas@tribunadoparana.com.br. Aceitamos dicas por Curitiba, manda aí!