Armazém de bairro em Curitiba ganha bistrô com Prato Feito cheio de boas surpresas

Foto: Átila Alberti / Tribuna do Paraná.

Nestes últimos dias, o Rango Barateza tem se empenhado para conhecer cada um dos cinco finalistas da categoria Prato Feito Barateza, do Prêmio Bom Gourmet 2024. E tem sido uma surpresa notar que mais que uma boa comida caseira, cada lugar reflete também um pouco da personalidade de seus frequentadores. Quando se pensa em acolhimento, simpatia, simplicidade e carinho, eu imagino tudo isso quando me lembro do Bistrô Armazém.

Localizado numa rua de bairro, ali no Santa Quitéria, o Bistrô Armazém consegue transmitir o quanto a família se dedica pelo empreendimento. A decoração é primorosa, cada detalhe pensado com carinho. Cada quadro, vaso de planta, até a disposição dos produtos nas prateleiras do armazém.

O armazém, aliás, tem 62 anos, a mesma idade do atual proprietário, João Francisco Drabik Ochekoski. O pai e a mãe dele, Seu João e Dona Maria, criaram o pequeno comércio na região. Naquela época, em 1962, não havia grandes redes de supermercado na região como tem hoje. Mesmo com o avanço dos super e hipermercados, o armazém continua resistente.

Para manter o negócio, foi preciso reinventar. João casou com Ana Maria, que tinha um café quando se conheceram. “Ela começou a trabalhar junto comigo, pensou em criar um café na mercearia. Começou fazendo sanduíches, salgados, sopas durante o inverno. E a coisa foi expandindo. Onde era um depósito de mercadoria, virou uma cozinha. Aí a Ana começou a fazer almoço e a coisa foi indo. A Bárbara veio trabalhar com a gente. Fez curso de gastronomia e fomos ampliando o negócio. A gente cobriu a frente, bem bacana, bem bonito. O pessoal curte, gosta, sempre é bem atendido. A comida é de primeira qualidade, com melhores ingredientes”, conta o empresário João.

A chef de cozinha Bárbara de Abreu Manique Barreto, de 28 anos, é filha da Ana, esposa de João. Bárbara resolveu estudar gastronomia na Universidade Positivo e a princípio ela nem pensava em trabalhar na mercearia. Com a pandemia, ela e a família notou que haviam poucos restaurantes na região. “Então eu fiz uma especialização, o curso de Chef de Cuisine e Restaurater no Centro Europeu, e abrimos uma cozinha aqui. Começamos fazendo 30 refeições por dia. Tinha pouca mesa, pouco espaço. Com o tempo, foi dando certo. Fomos aumentando, aumentando. Agora temos quatro funcionários e fazemos 120 refeições por dia”, conta Bárbara.

Prato feito com sabor e cheio de novidades

No Bistrô Armazém, o almoço muda a cada dia. O Prato Feito tem acompanhamento fixo: arroz, feijão, saladinha e tem preço fixo, apenas R$ 23 de segunda a sexta. “Na segunda sempre tem bife, feito de formas diferentes. Às vezes parmegiana, ou acebolado, ou madeira. Na terça é panqueca, uma lasanha, alguma massa. Na quarta, a gente varia com strogonoff ou prato que fazemos que é o supremo, feito com creme de milho e iscas de frango e bacon. Na quarta também variamos com porco. Já na quinta, ragu de costela bovina e varia com uma massa, um fettuccine, gnocchi, nesse molho de ragu. Sexta-feira tem o filé de tilápia com panko”, descreve Bárbara.

Foto: Átila Alberti / Tribuna do Paraná.

O Bistrô também oferece almoço aos sábados, por R$ 35. Quase sempre, os pratos são acompanhados por arroz e feijão. Em dias de strogonoff, por exemplo, o feijão acaba não fazendo parte do prato. Saladinha ou legumes também estão sempre no cardápio. “A gente sempre tem o prato do dia e umas opções. algo na manga para poder agradar todo mundo”, explica a chef.

Com pratos bem feitos, no capricho, a clientela foi se consolidando. Os vizinhos passaram a almoçar no armazém e a fidelidade garantiram ao Bistrô a indicação ao Prêmio Bom Gourmet.

O que faz as pessoas gostarem tanto do PF do Bistrô? “Eu acho que é o tempero, a gente usa bastante tempero natural. Temos uma hortinha aqui atrás, com tudo fresco. E o atendimento é muito bom. Eu acho que é por isso que as pessoas retornam. Ter um almoço simples, mas diferenciado”, defende Bárbara.

E é diferenciado mesmo. O Rango Barateza esteve no Bistrô Armazém na última semana e provou o filé de tilápia empanado. O prato chegou rapidamente à mesa, tudo bem quentinho. Filé bem crocante, num tamanho generoso, com arroz soltinho, feijão bem temperadinho, batata frita sequinha e numa cumbuca à parte, uma seleta de legumes bem saborosa.

Indicação e reconhecimento

A notícia de serem finalistas do Prêmio Bom Gourmet foi comemorada com muita alegria pela família. “É uma satisfação grande saber que as pessoas estão gostando das coisas que a gente tem a oferecer. A gente venceu muitos planos econômicos, muitas moedas, mercado grande abrindo aqui do nosso lado. Se tivesse tempo, a história do armazém daria um filme. No ano passado mesmo, eu estava pensando em terminar com a mercearia. Disseram que não poderia terminar com a história, com o patrimônio. Temos ainda o chão de piso vermelho, cimentado. Prateleiras do jeito que começou aqui, com baleiro, balcão, balança. A gente deu uma nova roupagem, arrumou tudo de uma forma diferente. E estamos nos mantendo”, conta João.

Bárbara, Ana e João. Foto: Átila Alberti / Tribuna do Paraná.

João conta que, apesar de alguns momentos de dificuldade que passou com o comércio, segue trabalhando com amor, fazendo o melhor. “Deus vai abrindo os caminhos. Se a gente tivesse trabalhando só com a mercearia, eu já teria pensado em fechar. Como com a vida da Ana, com a comida, a gente tá aqui com a porta aberta e progredindo”, reconhece.

João acredita que seu casamento com Ana foi uma benção, que fortaleceu e garantiu a continuidade ao armazém. “Eu acredito que existe uma força superior que preenche as coisas, que faz as coisas acontecerem. Quando você acha que nada vai dar certo, vem alguém e te ajuda. A minha grande bênção é a Ana. Ela é empreendedora, já trabalhou em Portugal. Eu era apenas um servidor. Agora sou um empreendedor”, conta, orgulhoso.

*Os valores do cardápio divulgados no post são de julho de 2024 e podem sofrer alterações.

Foto: Átila Alberti / Tribuna do Paraná.

Conheça o Bistrô Armazém e vote!

O Bistrô Armazém fica na Rua Júlio Eduardo Gineste, 164 – Santa Quitéria. O armazém abre das 7h30 às 18h30, de segunda a sexta, e oferece almoço das 11h30 às 14 horas, de segunda a sexta. No sábado, almoço das 11h30 às 15 horas, com armazém aberto até às 18 horas. Fechado aos domingos.

O restaurante é finalista do Prêmio Bom Gourmet, na categoria Prato Feito by Rango Barateza. Aproveita e vota! O período de votação vai até o dia 21 de julho.

CONFIRA O MENU COMPLETO DO RANGO BARATEZA:

Sanduíches;
Sopas;
Pizzas;
Massas;
Doces e sobremesas;
Salgados;
Pratos feitos;
Carnes;
Petiscos;
Buffet.

Tem dicas de Rango Barateza? Manda aí!

Quer sugerir lugares com Rango Barateza para o blog? Então escreve para eloas@tribunadoparana.com.br. Aceitamos dicas por Curitiba, manda aí!