O papel dos consumidores na indústria de alimentação nunca foi tão marcante e decisivo como nos tempos atuais. Essa é uma das principais conclusões do estudo “Future of Food”, realizado pela Backslash, central de inteligência da agência global TBWA. Ultra conectados, mais bem informados e exigentes, as pessoas estão ajudando a escrever o futuro da alimentação.
Porém, além do lado humano, uma ferramenta surgiu para impactar nos rumos da história: a inteligência artificial. O reforço da IA chega para enfrentar a urgência do presente e os desafios futuros por parte da indústria de alimentação. Com impactos em toda a cadeia produtiva, do campo à mesa, a ferramenta já vem influenciando no modo como nós produzimos comida e nos alimentamos.
A seguir, conheça três marcas que utilizam a IA para conquistar feitos até então inimagináveis. Uma delas é uma hamburgueria em Curitiba que utiliza inteligência artificial para montar lanches e divertir clientes no Centro da cidade.
Rob’s
Atrás de uma vitrine, o robô da Rob’s Burger & Chickens, primeira hamburgueria robotizada do Brasil, prepara os sanduíches e diverte os consumidores. Responsável pelo preparo dos alimentos, o robô conduz ingredientes por uma esteira, onde passa o pão por dispensers que iniciam a montagem com a salada e os molhos. Enquanto isso, um braço mecânico é responsável pelo preparo da carne, levando-a para a chapa e cozinhando. A hamburgueria robotizada fica na Rua Comendador Araújo, centro de Curitiba.
A IA do robô é responsável por fazer com que ele reconheça os alimentos trabalhados em cada etapa do processo de produção do lanche, a análise da qualidade dos alimentos manuseados e o ponto de cozimento da carne. As câmeras do robô também são operadas pela Inteligência Artificial que consegue identificar os detalhes como diâmetro, posição dos alimentos e a condução para movimentos corretos ao levar os hambúrgueres da chapa para os pães.
A ideia surgiu quando dois arquitetos decidiram revolucionar o mercado de fast-food com mais tecnologia. Com quase dois anos de estudo, contando com a colaboração de engenheiros mecânicos, elétricos e outros especialistas em tecnologia, o resultado final foi um robô cozinheiro operado por Inteligência Artificial, lançado em Curitiba. Com a inovação, o primeiro hambúrguer leva cerca de quatro minutos para ser preparado, os demais são entregues pelo robô em 35 segundos.
“Nossa estratégia é elevar o nível do fast-food nacional com mais tecnologia. Tiramos os profissionais da alimentação de um ambiente insalubre onde ficaria exposto ao calor e a frituras e realocamos o profissional para se dedicar à qualidade do produto e ao atendimento ao cliente. Assim, também otimizamos o processo de produção com a tecnologia”, conclui Fábio Cardoso, CEO da Rob’s.
NotCo
A NotCo inova ao utilizar Inteligência Artificial para recriar alimentos de origem animal, mas com ingredientes de origem vegetal. Essa foodtech conta com o Giuseppe, sua IA proprietária, que explora meticulosamente uma vasta base de dados contendo informações sobre diferentes plantas e seus componentes. O Giuseppe busca as combinações de vegetais que resultarão em alimentos com sabor, textura, aroma e aparência idênticos aos dos alimentos de origem animal.
A verdadeira inovação por trás do Giuseppe reside em sua capacidade de acelerar o processo de desenvolvimento de receitas, economizando tempo e recursos que, de outra forma, seriam necessários para alcançar essas combinações ideais.
Com o auxílio da Inteligência Artificial, a NotCo reproduz alimentos de base animal, utilizando exclusivamente ingredientes vegetais e frequentemente obtendo um sabor ainda mais aprimorado. Isso envolve a meticulosa combinação de proteínas vegetais, óleos, emulsificantes e outros componentes para criar a sensação de um produto de origem animal. Os produtos são testados e ajustados repetidamente até que a NotCo alcance um sabor e uma textura que se assemelham ao alimento tradicional e, em alguns casos, até os supere.
“Além disso, a NotCo adota uma abordagem orientada por dados e Inteligência Artificial para inovar na criação de alimentos, possibilitando uma rápida interação e melhoria de produtos. Nosso portfólio diversificado inclui alternativas para uma variedade de produtos, como leite, carnes, frangos, maionese, bebidas proteicas e até creme de leite vegetal, ampliando as opções para os consumidores que desejam reduzir seu consumo de produtos de origem animal” enfatiza Vanessa Giangiacomo, head de marketing da NotCo.
Diferente
Com o objetivo de potencializar e alavancar o consumo de alimentos orgânicos no país, a Diferente, maior foodtech de compra programada de alimentos orgânicos do Brasil, vem investindo em uma inteligência artificial 100% proprietária para melhorar ainda mais a experiência de seus clientes. Intitulada como PitaIA, a ferramenta é capaz de sugerir ao usuário receitas em tempo real de cada alimento recebido na cesta, além de indicar receitas com três ou mais itens combinados.
Para isso, basta o cliente acessar a página no site da Diferente que relaciona todos os itens entregues na cesta. Ao chegar nesta etapa, o dispositivo conta com filtros para atender às suas necessidades e demandas. Dessa forma, fatores como veganismo, intolerância a algum tipo de alimento, ou até mesmo o tipo de dieta são levados em consideração para que as receitas sejam assertivas ao seu gosto.
De acordo com Paulo Monçores, CTO e cofundador da Diferente, o propósito por trás da PitaIA é permitir que o cliente usufrua ao máximo os alimentos enviados pela foodtech. “A ideia é que a IA ajude-os a conhecer cada vez mais as possibilidades de consumo de cada item, oferecendo uma experiência ainda mais positiva aos usuários”, detalha.