Uma novidade que nasceu em Curitiba chega para inovar no conceito “to go” na gastronomia do Brasil. Trata-se da Bean Go!, uma rede de franquias de foods to go (comidas para levar, em tradução livre), que disponibiliza refeições prontas à base de feijão, sem conservantes e aditivos químicos. A rede leva a marca da indústria paranaense Caldo Bom Alimentos.
Diversas pesquisas de tendências de comportamento e consumo revelam um crescente interesse do consumidor por alimentos que sejam, ao mesmo tempo, práticos e nutritivos. Um estudo realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) confirma a tendência, revelando que 80% dos brasileiros buscam por uma alimentação saudável.
+ Leia mais: FOTOS! Fãs do Coldplay em Curitiba lotam filas em frente ao Couto Pereira horas antes do show
Por outro lado, pesquisa recente da consultoria Kantar registrou um aumento de consumo dos lanches e queda no consumo de refeições completas, tendo em vista que é preciso desembolsar, em média, mais de R$ 40 para se alimentar fora de casa. Por isso nasceu a Bean go!
O grupo Caldo Bom possui mais de 50 anos de história no segmento alimentício e atua, hoje, em 483 cidades de 12 estados brasileiros com mais de 150 produtos no portfólio.
A empresa anunciou em 2022 e inaugurou oficialmente em 2023, uma rede de franquias de alimentos à base do feijão to go, com investimento de R$ 5 milhões, referente a desenvolvimento, análise e estudo de produtos, linha específica de maquinários, consultorias e primeira loja teste. Neste valor não está contemplada a infraestrutura das unidades de produção da Caldo Bom, que já estava em pleno funcionamento.
Variedade nutritiva
A Bean Go! oferece 14 combinações de pratos à base de feijão, servidos em copos com ingredientes de alto teor nutritivo. As criações do chef Junior Corbari são servidas em porções de 470 gramas e variam entre feijoada completa tradicional e versão vegana, além de dobradinha, mix de grãos e pratos inspirados na gastronomia americana, indiana, mexicana e italiana – sempre com o feijão como estrela principal.
O cardápio do restaurante também inclui caldinho, ovos mexidos, porção de torresmo e seis opções de sobremesas.
+ Veja também: Vale-refeição dura apenas 11 dias por mês no Brasil, revela pesquisa
“O projeto da Bean Go! nasceu para resgatar o sabor da comida da avó e daquele prato da infância. Todos pensam no arroz e feijão como um alimento afetivo que sacia e agrada. Sabemos que a oferta e a procura por comidas práticas e saudáveis têm crescido cada vez mais. As opções de fast food que encontramos são caras e não muito saudáveis”, disse Alexandre Stival, CEO do grupo.
“Por isso, resolvemos lançar um fast food real, que não fosse junk food. Percebemos essa brecha no mercado e aproveitamos a nossa expertise nesse ramo para lançar a primeira rede de franquias do país de pratos à base de feijão”, descreve Stival.
A Bean Go! possibilita que os clientes acompanhem todo o processo de preparo dos pratos, uma vez que a unidade é aberta e envidraçada. A unidade física está localizada na Praça Gen. Osório, 145, no Centro de Curitiba, e também atende via iFood e Rappi. De acordo com o planejamento estratégico da companhia, neste ano, devem ser inauguradas 100 unidades da rede to go.
A Bean Go! unidade Curitiba fica na Praça Gen. Osório, 145. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 9h às 21h, sábado, das 11h às 17h.