Como harmonizar pratos de Páscoa com cervejas?

Opções para harmonizar cervejas e pratos da Páscoa. Foto: Divulgação

Páscoa é dia de celebração, com pratos bem elaborados e sobremesas liberadas, principalmente chocolates. Para os cristãos, é dia de quebrar o jejum e, tradicionalmente, oferecer um belo almoço com pratos à base de carnes vermelhas, cordeiro ou bacalhau.

Segundo Vania Mota, sommelier do Super Muffato Champagnat, em Curitiba, “a Páscoa é uma data muito esperada e é um momento de confraternização. Portanto, é a ocasião perfeita para reunir a família, os amigos em torno das refeições.

+ Veja mais: Mega shopping a céu aberto e supermercado será inaugurado em Curitiba

As crianças esperam ansiosamente pelos chocolates, mas os adultos também podem descobrir novos sabores e combinações”. Cerveja e chocolate, por exemplo, pode parecer uma combinação diferente, mas o resultado é sensacional!

Combine por contraste ou similaridade

Ao combinar por contraste, queremos que sabores diferentes se sobressaiam e se compensem. Chocolates ao leite, que são mais doces, contrastam melhor com cervejas encorpadas. Chocolates amargos pedem cervejas mais suaves e adocicadas.

Já na harmonização por similaridade buscamos reforçar sabores, combinando chocolates mais gordurosos (branco, por exemplo) com cervejas adocicadas. Uma cerveja encorpada e forte pode ser combinada por “semelhança” com chocolates marcantes, com maior teor de cacau.

Sugestão que vai bem com qualquer sobremesa:

  • A Imperial Stout é uma cerveja escura, da família Ale, de sabor intenso que combina perfeitamente com cacau. Encorpada, com notas de café, chocolate e caramelo, seu teor alcóolico fica em torno de 8%.
  • A Stout da Schornstein é forte, mas elegantemente e equilibrada, vai muito bem com doces em geral, queijos gordurosos e carnes vermelhas.

+ Veja também: Fast food de feijoada? Curitiba ganha primeira loja do tipo no Brasil

No Super Muffato você também encontra cervejas especiais que combinam o melhor dos dois mundos: cerveja e cacau, juntos na latinha! As cervejas com cacau são feitas a partir da adição das amêndoas torradas, durante o processo de fermentação, acrescentando notas de chocolate ao aroma e paladar das cervejas.

  • A bebida mais conhecida no Brasil com essas características é a premiada Cacau IPA, produzida pela Bodebrown em parceria com a cervejaria norte-americana Stone Brewing. O toque brasileiro fica por conta sabor e aroma de cacau, que são bem marcantes. O teor alcoólico é de 6,1%.
  • A cervejaria Schornstein também produz a Chocolate com Pimenta, escura, tipo bock. É uma ótima pedida para a Páscoa, pois harmoniza tanto com as sobremesas quanto com pratos salgados a base de cordeiro, por exemplo. Os aromas de cacau e pimenta habanero são leves, mas bem evidentes. O teor alcóolico fica em 7%.

Já para quem não abre mão de pratos à base de peixes, na Páscoa, a equipe de sommeliers do Super Muffato recomenda bebidas mais leves, tais como as de trigo (Patagonia Weisse). Já o bacalhau também combina com cervejas de personalidade mais forte e merece algumas dicas, elaboradas pelo sommelier José Pinheiro.

“Além do sabor mais intenso, o bacalhau tem a carne mais firme e, sendo assim, podemos harmonizá-lo com cervejas um pouco mais fortes e intensas. Mas isso também vai depender da forma como o bacalhau será preparado”.

Para as clássicas receitas portuguesas de bacalhau ao forno, ele recomenda uma cerveja cremosa, levemente adocicada e de boa estrutura como a Belgian Blonde. Seus aromas combinam perfeitamente! Sugestão: Saint Bier Belgian: Produzida com 2 tipos de maltes, seu aroma remete frutas amarelas, principalmente pêssego em calda e especiarias.

+ Leia mais: Sorveteria no Batel, em Curitiba, cria sabor especial para cachorros

As cervejas de trigo, como a Weiss e a Witbier, harmonizam perfeitamente com os bolinhos de bacalhau. Por serem cervejas com acidez leve e bem carbonatadas, elas ajudam no equilíbrio da gordura e aromaticidade, deixando a boca limpa e pronta para a próxima mordida!

Dica: Blue Moon Belgian White Wheat Ale (Witbier). Seus ingredientes incluem cevada maltada, trigo branco, casca de laranja, coentro e aveia. Seus mestres cervejeiros afirmam que o sabor se torna mais acentuado adicionando uma fatia de laranja à cerveja.

Se optar por um prato mais leve como uma salada de bacalhau, uma ótima pedida é o frescor e a leveza das Lager, preferencialmente as de sabor adocicado e aroma floral provenientes da combinação de lúpulos selecionados. Harmoniza bem com saladas, peixes, salsichas, carnes leves e queijos frescos.

São dezenas de opções! Se ainda tem dúvidas e quer uma sugestão personalizada, as lojas Super Muffato Gourmet têm sommeliers que atendem gratuitamente. Mas se preferir consultar rótulos e comprar on-line, basta acessar https://www.supermuffato.com.br e navegar pela aba “bebidas”.

Voltar ao topo