O nome dele era Luís Angel Firpo. Poucos falam hoje seu nome além das fronteiras platinas. Mas foi um grande do boxe mundial conhecido como El Toro Salvaje de Las Pampas. Firpo começou a carreira em 1917 e na segunda luta como profissional desafiou o uruguaio Angel Rodriguez, campeão sul-americano, em Montevidéu e que nunca sofrera uma derrota. Firpo foi nocauteado no primeiro round. Ele aprendeu que era necessário se preparar se quisesse ser grande. E depois desta luta emplacou seis combates vitoriosos. E foi o melhor do continente, depois de superar Dave Mills, em 1920. Ele quis ser o melhor do mundo. Mas era preciso derrotar o campeão mundial, Jack Dempsey, imbatível desde 1919. Para chegar a Dempsey, Firpo tinha que passar por outros grandes lutadores. Em território americano. E ele foi.

continua após a publicidade

Ele passou por Bill Brennan, que disputou o título contra o campeão. Firpo ganhou por nocaute no 12o round. Depois atropelou Jack McAuliffe II e finalmente se deparou com o ex-campeão Jess Willard, que aos 42 anos queria voltar a ser o número 1 outra vez. O combate ocorrido em 1923 ficou conhecido como “Batalha dos Gigantes”, porque o argentino media 1,89 e o norte-americano campeão entre 1915 e 1919 tinha 1,99. Firpo dominou a luta do começo ao fim, quando nocauteou Willard no oitavo assalto. Todo mundo que apreciava boxe na América sabia. Firpo estava pronto para enfrentar Jack Dempsey. A luta aconteceu no dia 14 de setembro de 1923, em Polo Grounds, em New York City, diante de 80 mil pessoas. A luta durou apenas dois assaltos. Porém a luta foi tão intensa que entrou para a história.

Logo que começou, Firpo avançou ao centro do ringue e encaixou um potente golpe que fez Dempsey ajoelhar no tablado. Antes que o árbitro começasse a contagem, o campeão levantou e partiu para cima do desafiante e o nocauteou com um gancho de esquerda. Firpo levantou-se e foi nocauteado mais seis vezes por Dempsey ao longo de todo o primeiro assalto. Era coisa de louco. No final do primeiro assalto, o argentino encurralou Dempsey nas cordas e aplicou um cruzado de direita que jogou o campeão para fora do ringue. Depois do golpe, todo mundo achou que surgiu um novo campeão. Mas Dempsey voltou atordoado e levou pancada até o final do primeiro round. No segundo assalto, surpreendentemente Dempsey nocauteou Firpo, que se levantou e resistiu até Dempsey desferir o golpe final. Esta luta, ainda hoje, é considerada uma das maiores decisões da história do boxe. E foi a última grande luta do grande Dempsey. E também a última grande luta de Firpo.

continua após a publicidade