Tem um grupo de pessoas no mundo que tem sorte e ganha dinheiro ou nasce rica, mas não tem juízo e perde tudo. Não é raro ler em algum lugar caso de pessoa que ganhou na loteria e ficou na miséria! Sem contar filhos de milionários que gastaram a fortuna. Não precisa ir longe. Jorginho Guinle foi milionário e terminou morando de favor no Copacabana Palace Hotel que foi seu. Toda vez que aparecia um caso deste, o barbeiro Virgínio comentava: “Perdeu tudo porque não teve humildade”. Aos doze anos eu conheci Pedrão Mil e Um. Era estivador e gostava de Maria. Era gente boa. E Maria era assanhada e interesseira. Com Pedrão não foi falta de humildade, foi excesso de generosidade. Ele começou a namorar Maria, alagoana fogosa que tinha pescoço torto e pernas mais torneadas que as de Ava Gardner.

continua após a publicidade

Pedro, com aqueles dois caninos na boca que lhe deram o apelido, disse que ia fica rico, ia casar com Maria. Ela respondeu: “Só quero ver”. Ele jogou na loteria, ganhou, comprou caminhão e terno para os cunhados. Eles botaram tanta pressão que Maria foi quase empurrada para os braços de Pedrão no altar. Alguns meses depois encontrei Pedrão e ele estava mais duro que defunto no IML. Perdeu tudo para agradar Maria e os cunhados. Virgínio não quis saber e sentenciou: “Não teve humildade”. Outro caso foi o de Odinelson.

Também ganhou na loteria e começou a achar que era o rei da cocada branca. O dinheiro acabou e ele ficou falando sozinho. Virgínio disse: “Não teve humildade”. Bagrão virou jogador de futebol porque era grande, parrudo e viril. O técnico gostou do que viu. Sabe lá o que Bagrão fez para o técnico ficar tão assanhado.
Ele jogou no Grêmio, foi para Santa Catarina e virou artilheiro. Fez parte de um dos piores times do Ferroviário de Fortaleza, mas, mesmo assim, Bagrão ganhou dinheiro. E hoje está bem de vida. Sabem por quê? Quem responde é Virgínio: “Ele hoje tem dinheiro porque teve humildade”. Realmente Bagrão era humilde. Outro caso: Lagosta gostava de jogar bilhar. Era bom de taco. Ganhava todas. Mas o sujeito quando é muito bom no taco ele tem um problema: ninguém peita o tipo porque sabe que vai perder. Aí, de que adianta ser o bacana se não encontra adversário? Vai morrer pobre por soberba. Se o cara é bom em alguma coisa, é sempre prudente disfarçar um pouco para pegar o adversário desprevenido. Lagosta saiu da cidade e foi para a estrada. Ganhou dinheiro em lugares onde não o conheciam.

Lagosta era tão metido a bacana e ganhava tanto dinheiro com o taco que ele ia para o Rio de Janeiro de táxi. A corrida ficava uma fortuna. Ele se hospedava em suíte do Copacabana Palace Hotel, aquele que foi do Jorginho Guinle. Pode? Claro que aparecia mulher até pela torneira do banheiro. Lagosta gastou tudo o que ganhou e ficou velho, pobre e largado. Virgínio foi visitá-lo no asilo e me sussurrou: “Deus foi bacana com ele. Mas agora está assim porque faltou humildade”. Claro que tem pessoas que não tiveram chance de ganhar dinheiro e ao mesmo tempo tiveram humildade. Mas não é delas o tema deste colóquio. Estamos abordando casos de pessoas que tiveram chances e as jogaram no lixo porque não tiveram humildade.

continua após a publicidade

Dias deste o Amaral disse que ele teve todas as chances para estar bem, mas não soube administrar a vida. Virgínio fez beiço e disse: “Faltou humildade”. Mas alguém sabe quem foi Amaral? Alguns dizem que foi coveiro. Outros que trabalhou com a embalagem de defuntos, mas era funcionário de funerária. Como ele jogava bem, apesar do olho direito ser meio enviesado, ele ganhou vaga no Palmeiras e correu o mundo. Jogou no Parma, Benfica, Corinthians e Fiorentina. No final da carreira ele foi parar na Indonésia. Mas chegou uma hora que parou. A grana acabou e ele ficou na pior. Hoje com 41 anos está correndo no Capivariano. Virgínio disse: “Ficou assim porque faltou humildade”. Tem políticos que também chegam ao topo, pensam que o mundo vai ser sempre esta orgia de grana e impunidade: aí, uma hora, eles caem, como todo mundo que faz coisa errada cai. Virgínio não se altera: “Se caiu foi porque faltou humildade”.