“Mais uma dona gostosa que o sacana do Celly cantou”

Abdias Moura Filho, que os amigos chamam de Bom Brill, faz pequenos serviços, de eletricidade, encanamento, pedreiro a pintura. Alguém tentou botar o apelido de Mac Gyver, porque ele também conserta coisas com um canivete suíço, mas não colou e ficou Bom Brill. Além de atuar em várias atividades, Bom Brill é autodidata metido a ter resposta para tudo. Até aí, tudo bem. O diacho é que se alguém perguntar o que é roscomóvel, ele vai dar uma resposta. Que pode ser engraçada ou não. O importante para ele é não deixar nada sem resposta. Um dia eu passava diante de uma peixaria e um comprador disse para o dono do estabelecimento que o peixe que ele vendia estava mais feio que Celicanto.

Aquele nome ficou enroscado na minha cabeça. O que era Celicanto? Adiante encontrei Bom Brill e cai na besteira de perguntar: “Rapaz, o que é Celicanto?”. Bom Brill fez cara de quem estava querendo lembrar o que era aquilo e disse: “Veja bem!”. Quando ele falou isso senti que não sabia nada, mas ia responder. Ele contou uma história sem pé nem cabeça que não levei a sério. Ele disse que Celly era o nome de um sujeito que existiu na cidade. Começa por aí. Celly Campelo foi cantora. Nunca conheci um homem com este nome. Depois, Bom Brill disse que o sujeito cantava toda garota que passava na frente dele e criou-se a, segundo ele, expressão “popular”: “Mais uma dona gostosa que o sacana do Celly cantou”. Daí veio a expressão “Celicanto”, que seria o ato de o Celly “cantar” alguma mulher.

Fingi que acreditei, fiz até cara de espanto e fui em frente. Era tanta bobagem que nem fazia sentido ficar irritado. Chegando em casa eu desvendei o mistério no computador. Não existia peixe chamado Celicanto. Era Celacanto, um peixe sarcopterígio aparentado com os dipnoicos e com várias espécies extintas no período devoniano. Trata-se de um peixe vertebrado e pulmonado que se julgava extinto, porque viveu há mais de 70 milhões de anos. No entanto, alguns exemplares do Celacanto ainda estão por aí pelas profundezas dos oceanos. Acredita-se que ele seja um elo longínquo da evolução que deu origem aos animais terrestres, porque o Celacanto tem pulmão. Realmente ele é meio desengonçado e feio, lembrando um bicho pré-histórico. Duvido que Bom Brill saiba o que é sarcopterígio, dipnoicos e devoniano. Mas se alguém perguntar, ele responde.