“Estes caras não me enganam. Eu conheço ladrão de carne pelo cheiro”

Não sei quanto tempo Fefeu vai aguentar a barra no supermercado. Sempre que aparece um segurança agitado ele fica pouco tempo. O Juju Piradão gostava de organizar filas e paquerar garotas, mas não peitava skatistas. Apareceu um negrão alto chamado Tonton Macoute porque era haitiano e com a farda preta ficava parecendo aqueles caras do esquadrão da morte de Papa Doc no Haiti. Tonton Macoute em creoule significa bicho-papão. Pelo menos foi o que me disseram. O coitado do Tonton Macoute era gente fina. Ele apenas fazia o serviço dele. Mas um dia uma galera tentou levar umas garrafas de vinho embaixo do casaco e foi impedida por Tonton Macoute que chamou a polícia e foi todo mundo em cana. Depois que a galera saiu do xilindró pegou Tonton Macoute e deu um cacete tão grande no coitado que ele simplesmente sumiu.

Agora está lá o Fefeu. Dia deste ele nocauteou um sujeito que tentava levar dois pedaços de coxão mole embaixo da blusa. Era sábado e o plano do sujeito, frustrado por Fefeu, era fazer churrasco com os amigos na churrasqueira do Parque São Lourenço. Apareceu viatura da guarda municipal, dois guardas municipais de motocicletas, um esculacho. Outro sujeito que se escondeu tratou de se entregar quando viu o alvoroço. E quando a coisa terminou, Fefeu desceu para o estacionamento para conversar com quatro amigos que estavam admirados com a façanha do segurança. Ele tragou o cigarro e disse com seriedade danada: “Estes caras não me enganam. Eu conheço ladrão de carne pelo cheiro”. Eu ouvi a conversa porque começou a chover chuva fina e eu estava sem guarda-chuva e fiquei esperando a chuva passar. Mas pensei: “Só quero ver a hora que ele prender por engano um açougueiro. Vai se ferrar!”.

Mas Fefeu é soda. Ele não dá mole pros caras que entram no mercado para aprontar. Sabe que fim de semana o pessoal do skate, se vacilar, apronta mesmo. E Fefeu na maior ostentação segue os caras. Quando ficam confabulando entre as gondolas, ele cruza os braços e abre as pernas, numa posição ostensiva, tipo: “Tô sacando a jogada de vocês!”. Os caras compram um pacote de bolacha para disfarçar e caem fora. Por enquanto ele vence a parada. Só espero que não tenha a mesma sorte, quero dizer, o mesmo azar, de Tonton Macoute. Não conheci segurança linha dura que não pisou numa casca de banana. Ou depois de algum tempo não ficou de saco cheio e chutou o balde. Por enquanto, Fefeu se acha o Capitão Nascimento da Tropa de Elite do supermercado. Quero ver o final da fita.