E Chico deu um show de bola

Eu ainda guardo em alguma caixa das muitas que acumulei estes anos o convite enviado pela Assembleia Legislativa do Paraná para participar da sessão solene de entrega do título de Cidadão Honorário do Paraná ao carioca Francisco Buarque de Hollanda, cantor, compositor, escritor, dramaturgo e boleiro. Título concedido num belo dia do século passado e que ficou mofando em alguma gaveta da Assembleia porque Chico não aparecia para ser homenageado. Até um dia ele vir cantar em Curitiba. Estava tudo previsto. O então presidente da Assembleia Legislativa, Aníbal Khury, muito esperto, marcou sessão solene às pressas tipo vapt-vupt para entregar o título. Mandou fazer convites. Eu recebi o meu. Que guardei.

Só que o cerimonial da Assembleia se esqueceu de avisar o homenageado ou a coisa não foi bem feita, porque Chico veio, cantou e quando soube que uma sessão solene o aguardava ele refugou. Disse que um compromisso mais importante e urgente o esperava. Que não podia ir à sessão solene armada às pressas. Foi um forfait. Também às pressas a sessão solene foi desmarcada. Fui avisado por telefone com pedidos de desculpas. Então fiquei curioso em saber como ia ficar o título de Cidadão Honorário do Paraná concedido ao filho do grande Sérgio Buarque de Holanda. E me disseram que uma comissão de deputados ia comparecer ao evento que Chico Buarque já tinha marcado, para fazer entrega oficial e desocupar a gaveta do legislativo para a produção de outros títulos honorários e beneméritos.

Era por volta de 1999 ou 2000. Eu fiquei intrigado porque não sabia de nenhum evento de vulto ao qual Chico Buarque ia comparecer. Fiquei arisco, atento e alerta. Finalmente descobri que o tal compromisso era uma partida de futebol soçaite marcada para o mesmo horário em que seria realizada a sessão solene. Partida no Juvevê, a algumas quadras da Assembleia. O comitê de deputados foi para lá com o documento em mãos e entregou o título. Depois fez meia volta e foi embora. Chico guardou a honraria na bolsa de material esportivo e voltou para terminar o compromisso futebolístico. Eu quis saber como foi a partida e me disseram que Chico Buarque deu um show de bola em Curitiba.