Alguns sujeitos conseguem de tal forma atrair a atenção das mulheres que seria o caso de dizer que não há explicação científica para o fenômeno. Não falo dos endinheirados que neste caso há mais interesse que afeto. Também não falo do Chico Buarque, que exerce um efeito devastador sobre o universo feminino. Mas Chico, além dos olhos azuis é grande cantor e compositor. É incalculável o número de mulheres das quais ouvi a ladainha: “Ele compreende a alma da mulher como ninguém”. Frase proferida em decorrência de algumas letras de Chico Buarque que fazem o mulherio se despetalar em suspiros e lágrimas. É como se ele lesse a alma delas. Aí não tem concorrência.

continua após a publicidade

Tem também o Tom Jobim, outro grande talento. Então, para não falar muito de homem por aqui, vamos dizer que não vale tipos como estes. Estou falando de gente comum. Gente como o meu amigo Salomão Vilanova. Gente que não toca violão e nem faz poesia, não tem dinheiro e não é famoso, mas transita fácil entre as garotas, mulherio ou minas, como diziam nos anos 70. E se me refiro aos anos 70, é porque Salomão é daquele tempo. Começa que Salomão não era padrão de beleza, era baixinho, não tinha dinheiro, nem emprego. E às vezes não tomava banho. Além disso, tinha conversa mole, mas tão mole, do tipo que não há quem engole. Mas sempre tinha mulher bonita ao lado. Era de dar raiva.

Um dia fui pegar um livro em sua casa, ele abriu a porta do quarto e sobre a cama repousava uma bela loira elegante, de corpete negro e meias de seda. Coisa de louco! Até que Salomão sumiu. Veio para Curitiba onde mandou fazer um livro com os seus “pensamentos filosóficos”. O livro ficou pronto, ele pegou alguns exemplares, não pagou o resto e voltou para a cidade com a obra. Ele me deu um exemplar. Lá havia coisas como: “Você vai aprender que a vida só dá asas a quem não tem medo de despencar”. Ou: “Pessoas certas não existem. Somos errados procurando alguém que aceite nossas imperfeições”. Mais uma: “Deus, negócio seguinte: às vezes fica difícil pra eu entender o que está acontecendo. Mas confio em você”. Intimidade total com o Ser Supremo. Com esta conversa mole ele estava sempre rodeado de garotas bonitas. As maravilhosas “minas do Salomão”. E que estão viúvas, porque Salomão morreu sábado no litoral, aos 58 anos de idade. Salomão, grande sábio. Vai com Deus!

continua após a publicidade