Era perto das 16 horas de domingo quando ligo a televisão para ver alguma coisa e me deparo com uma partida em que um bando de mulheres em trajes sumários, com capacetes e ombreiras correm pelo campo como jogadores de futebol americano. É um pega pra capar dos diabos. Eu pergunto pro meu filho que não gosta perguntas: “Que suruba é esta?”. Ele responde com indignação: “Puxa, pai, cê não tá vendo que é um jogo feminino de futebol americano de lingerie?”. Eu fiquei fera. Embora ele seja homem de 31 anos, não tem o direito de ser malcriado. “Olha o respeito, rapaz! Responde direito”. Ele ficou ainda mais furioso: “Respeito o quê? Olha! Elas estão de lingerie!”. E estavam mesmo.

continua após a publicidade

Fui procurar informações na internet. Existe tal esporte e o atual campeão é o Los Angeles Temptation. Os nomes dos times são uns primores: Filadélfia Passion, Miami Caliente, San Diego Seduction, Minnesota Valkirye, Las Vegas Sin, Denver Dream, Orlando Fantasy, Baltimore Charm. New York Magestic e assim por diante. E a mulherada de calcinha e sutiã. O jogo é de contato pleno e no calor da disputa vale até arrancar calcinha da adversária. Claro que é falta. Os uniformes são mistura sensual e bélica: ombreiras, cotoveleiras, joelheiras, ligas, sutiãs, calcinhas e capacetes como os de hóquei de gelo, com viseira de plástico. Eu olhei estupefato e meu filho ficou furioso: “Pare de olhar para as garotas, pai!”. Eu disse que estava vendo o jogo. Acho que ele não acreditou. Mas era verdade. Eu não tinha visto jogo de futebol americano de lingerie.

Meu filho não acreditou na resposta e tinha bom argumento. “Como você pode se surpreender diante disso se os americanos criam jogos a partir de tudo?”, perguntou. E arrematou: “Você não sabia que eles tem campeonato de arremesso de anões?”. Eu sabia. E soube do jeito mais estranho. Eu li uma reportagem em que os anões de Miami protestavam contra entidades de direitos humanos que queriam acabar com as provas de arremessos de anões por considerar crueldade contra as pessoas “verticalmente prejudicadas”. Os anões ficaram fulos: “Ganhamos dinheiro para participar dos campeonatos. Se acabarem com eles quem vai pagar nossas contas?”, disse um deles. Boa pergunta. Quanto ao futebol de lingerie, é um sucesso. Público de 20 mil pessoas em cada partida e jogos transmitidos para 90 países. Coisa de louco!

Apesar de os americanos criarem alguns “esportes” malucos, eles também inventaram modalidades interessantes como o próprio futebol americano (adaptado do rugby), o beisebol (adaptado do rounders), o voleibol, o basquetebol, entre outros.

continua após a publicidade