No fim das contas quem tinha razão era Antônio Conselheiro. A República não vingou. Deu com os burros n’água. E se o Rei Dom Sebastião não restaurar a monarquia, os mamulengos da República vão acabar com o Brasil. Quem diz isto é Urbano Cousins. O cara é sociólogo, mas por falta de emprego virou entregador de encomendas. Ele faz o serviço de bicicleta, ganha grana e fica em forma.

continua após a publicidade

Ele se arrependeu de fazer sociologia. Acha que deveria ter feito história. Eu acho que se ele tivesse feito história teria ido embora do Brasil antes de se formar. Urbano é sensível demais. Se fizesse direito ia morrer de rir quando entrasse no mercado de trabalho e descobrisse que o sujeito aprende sobre Justiça para defender injustiças. Antônio Conselheiro estava certo: “O sertão vai virar mar e o mar vai virar sertão”.

Urbano disse que o sistema político brasileiro é mais perigoso que o trânsito brasileiro. Ele conhece os dois porque fez sociologia e anda de bicicleta. “O sistema político brasileiro é muito perigoso para quem é sério. Eu o defino como uma surubacracia. O povo entra de gaiato e só leva ferro. Por via das dúvidas fico de costas para a parede e quando político aparece sorrindo e pedindo para eu pegar o sabonete eu digo: nã, nã, nã”.

O sociólogo perdeu a esperança. Ele diz que não. Que ainda tem esperança: “Eu virei monarquista. A relação custo-benefício é maior. Você paga para uma família não fazer nada e ficar cuidando do resto. É melhor do que pagar para a nata do resto levar tudo e o resto do resto ficar a ver navios”. Eu já pensei nisto. Mas os dois reis do Brasil, o Rei Pelé e o Rei Roberto Carlos, falam tanta bobagem que fico desconfiado também com a monarquia.

continua após a publicidade

Entre Urbano e eu, ele leva vantagem. É jovem e acordou cedo para o problema. E com esta onda de entregar encomendas especiais, além de levantar grana, ele se prepara para cair fora do Brasil de bicicleta. “Meu plano é participar de competições Audax 200 quilômetros, até 600 quilômetros. Quando estiver voando eu vou para a Europa. Vou morar em Lion, Genebra ou Frankfurt”, disse.

Sinceramente não sei se ele fala sério. Mas que é uma opção, está na cara. Antes de ir embora pedalando pelas ruas da cidade, Urbano me deixou o seu dilema: “Dom Pedro II tinha razão. Os homens da República são tudo gente do capeta”. Eu não sabia que Dom Pedro II tinha falado isto. Mas que o Congresso Nacional virou a antessala do inferno, pouca gente duvida.

continua após a publicidade