Ligação no Norte

“A possibilidade de implantação de um trem de passageiros entre as cidades de Londrina e Maringá será tema de discussão amanhã na Universidade Estadual de Maringá (UEM). O assunto é recorrente, pois há nove anos um estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), encomendado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), já apontava o trecho entre as duas cidades como um dos mais promissores no Paraná para a instalação de um trem de passageiros. O diretor-presidente da Ferroeste – uma das empresas que ficará responsável pelo desenvolvimento do projeto -, Samuel Gomes, acredita que o estudo de viabilidade técnica do empreendimento poderá ser finalizado até o final deste ano”.

A matéria da repórter Mara Andrich, na edição de terça de O Estado, retoma um assunto que parecia esquecido. É a tremenda importância de uma boa malha ferroviária no Brasil, que atenda não só o transporte de cargas, mas também o de passageiros. No mesmo momento em que se recupera a possibilidade de uma ligação férrea no Norte do Estado, continua a flamejante discussão da implantação do trem-bala entre Rio de Janeiro e São Paulo.

Certamente são dois planos díspares, pois o trem entre as duas principais cidades do País seria uma atração por si. No caso paranaense, é principalmente a possibilidade de ser criada uma nova forma de transportes, bastante segura e até mesmo mais barata para os passageiros. E que movimentaria a economia do Estado em um longo período – inicialmente na construção, depois na administração do trecho.

A questão da segurança é primordial no transporte ferroviário de passageiros. Na Europa, onde as ferrovias levam milhões de pessoas, com trens comuns e de alta velocidade (como o que cruza o Canal da Mancha, entre França e Inglaterra), a quantidade de acidentes é muito menor que nas rodovias. É por isso que muitos escolhem este tipo de transporte por lá. E seria assim aqui também, desde que existisse uma malha de qualidade.pA iniciativa de discutir o trem entre Londrina e Maringá já é uma boa notícia.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna