Gustavo vai para a luta

Muitos dos personagens que estarão no centro das atenções durante a campanha eleitoral de 2010 estão assumindo publicamente suas posições. O prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), será candidato ao governo estadual. O senador Osmar Dias (PDT), também. Outro senador, Alvaro Dias (PSDB), também pretende se candidatar ao cargo. Postulante ao Senado, o governador Roberto Requião (PMDB), não aceita a aliança de seu partido e do PT com o PDT de Osmar.

O deputado federal Gustavo Fruet (PSDB) tem seus planos para o ano que vem. E decidiu apresentá-los publicamente, como contou a repórter Elizabete Castro na edição de ontem de O Estado: “Gustavo Fruet comunicou aos deputados estaduais do partido que planeja concorrer ao Senado nas eleições do próximo ano. Gustavo está no terceiro mandato de deputado federal e sua candidatura ao Senado entusiasma os mesmos setores tucanos que trabalham pela indicação do prefeito de Curitiba, Beto Richa, para concorrer ao governo do Estado. “A intenção dele completa a proposta dos tucanos de propor mudanças e renovação dos quadros políticos no estado, afirmou o presidente estadual do PSDB, Valdir Rossoni”.

Ninguém representaria mais uma renovação, como a citada por Rossoni, que Gustavo Fruet. Seria o único candidato aos cargos principais que ainda não passou pelo Senado, pelo governo ou pelas prefeituras municipais. Mais jovem que a maioria dos potenciais adversários, o parlamentar seria uma lufada de mocidade dentro da desgastada Câmara Alta, que sofre com os desmandos de seus nomes mais conhecidos, como José Sarney e Renan Calheiros.

Não será uma campanha simples para ele. Primeiro, precisa cacifar o seu nome dentro do partido e dentro da aliança que o PSDB deve liderar no ano que vem (com Beto Richa ou Alvaro Dias como candidato ao governo). Depois, entrará em uma luta renhida com outros postulantes, como Requião, Gleisi Hoffmann (PT), Flávio Arns (ainda no PT), Ricardo Barros (PP) e Abelardo Lupion (DEM). Será, possivelmente, uma das eleições mais equilibradas da história. Mas, se ganhar, Gustavo Fruet certamente será um bom senador para o Paraná.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna