Curitiba se notabilizou, nos últimos anos, como uma das capitais que mais abrigam eventos de porte no País. De um lado, os eventos esportivos, como campeonatos mundiais (ano que vem teremos o Mundial de Karatê), provas de automobilismo e grandes jogos de futebol. Em outro, grandes festas do teatro, como o festival anual, e shows como os de Seal, Joss Stone, Charles Aznavour e Frank Sinatra Junior – em outubro virá Roberto Carlos e, em novembro, Tony Bennett. E, principalmente, em feiras e congressos, que movimentam a economia em vários setores.

continua após a publicidade

Mas o ano de 2010 será marcado pela primeira Bienal do Livro de Curitiba. Na edição de domingo de O Estado, o repórter Flávio Laginski elenca algumas das personalidades que estarão na capital do Paraná a partir de quinta-feira: “Ao contrário das bienais que ocorrem em outras capitais, como Recife, São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, o evento em Curitiba promete ser de um caráter mais voltado para questões da cultura, educação e meio ambiente. (…) Durante a abertura do evento, a senadora Marina Silva e o teólogo Leonardo Boff irão debater o tema “Salvar o planeta: responsabilidades e estratégias’. (…) Todos os outros convidados para outras mesas de debates, como Carlos Heitor Cony, Carlos Herculano Lopes, Cristóvão Tezza, Regina Zilberman, Clarah Averbuck, entre tantos outros, aceitaram de imediato o convite”.

Ainda estarão aqui Moacyr Scliar, João Gilberto Noll, Antonio Cícero, Marília Pêra, João Carlos Martins, Ivan Junqueira, Rubem Alves e Martinho da Vila. Todos convidados por uma equipe liderada pelo dramaturgo e novelista Alcione Araújo, que é o curador da Bienal de Curitiba.

É, sem dúvida, o grande evento cultural do Estado neste ano. Pelo ineditismo, pelos nomes que envolve e pela discussão do grande tema da atualidade, que é o meio ambiente.

continua após a publicidade

Com o Festival de Teatro, a Bienal do Livro e a boa agenda de shows, Curitiba se firma na cultura nacional como ponto de encontro das mais variadas tendências. Uma honra para todos nós.