Beto entra de vez na disputa

A luta de bastidores no PSDB correu lentamente nos últimos dez meses – desde a reeleição de Beto Richa à prefeitura de Curitiba, resultado que o colocou como um possível candidato tucano ao governo do Estado. Ele e o senador Alvaro Dias, o outro postulante ao cargo, travaram uma disputa elegante e ao mesmo tempo renhida, com vários capítulos, que ora favoreciam Richa, ora favoreciam Alvaro.

Mas, nesta semana, o xadrez político teve uma manobra decisiva. A executiva nacional do PSDB anunciou a extensão do mandato do atual presidente estadual, deputado Valdir Rossoni, com a indicação do deputado federal Affonso Camargo como novo secretário-geral, substituindo o colega Luiz Carlos Hauly, que alegou motivos particulares para deixar o cargo.

A decisão do tucanato foi extremamente favorável a Beto Richa. E, se alguém ainda tinha dúvida disso, o dia seguinte ao anúncio foi de afirmações efetivas, como relatou na edição de ontem de O Estado a repórter Elizabete Castro: “Após meses evitando definir-se como pré-candidato nas eleições de 2010, o prefeito de Curitiba, Beto Richa, decidiu assumir que está mesmo na disputa com o senador Alvaro Dias para ser o candidato do PSDB ao governo do Estado no próximo ano. Coube ao presidente estadual do PSDB, Valdir Rossoni, confirmar o que todos já sabiam, mas o prefeito não dizia”.

Beto, definitivamente, entra em uma luta que já tinha um oponente dentro do seu próprio partido, Alvaro. Eles já disputam há tempos a indicação no ninho tucano, mas só a partir de agora os dois pré-candidatos se colocam em igualdade de condições. Inclusive nas pesquisas, que obrigatoriamente terão que mostrar dois cenários por conta dos dois tucanos.

Saindo candidato ou não – a decisão será do PSDB -, Beto Richa dá um dos grandes passos da carreira. Com a bem-sucedida administração em Curitiba, ele tem um trunfo e tanto para mostrar a partir de agora, projetando em todo o Estado o que poderá ser feito em um possível governo. E, mais que qualquer outro pré-candidato, ele surge como o nome a ser batido em outubro de 2010.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna