Aproximação esperada

Os últimos dias foram de conversas surpreendentes. Algumas inimagináveis. A repórter Elizabete Castro, na edição de ontem de O Estado, relatou as negociações ainda incipientes entre o PDT e o PMDB, visando uma possível união na eleição para o governo do Paraná em 2010. Emissários do senador Osmar Dias e do governador Roberto Requião falam sobre uma aliança que, até há pouco, todos repeliam.

O PDT de Osmar Dias tinha como aliado preferencial o PSDB e todos os outros partidos que entraram na grande aliança que quase elegeu o senador em 2006 – é bom lembrar que ele perdeu por meros dez mil votos. Desde aquele tempo, Osmar e Requião trocaram insultos, impropérios e acusações.

Sim, até porque esse é o estilo do governador. Sempre que perguntado, por repórteres ou por políticos aliados (ou não), ele deixou claro que não entraria em um acordo com Osmar e com o PDT, que também eram ferrenhos opositores do governo dele na Assembleia Legislativa. O resultado foi um distanciamento que parecia gigantesco, dando a impressão que uma união seria, além de impensável, um disparate.

Mas aí entraram dois outros agentes da futura eleição. Primeiro, o PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Que quer ver Osmar Dias e Roberto Requião juntos “turbinando” o palanque da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata petista à presidência. E, segundo, o PSDB paranaense, com dois postulantes de peso, o senador Alvaro Dias e o prefeito de Curitiba, Beto Richa. Os dois nomes forçam os tucanos a ter candidatura própria, “abandonando” o PDT.

Do jeito que a situação se encaminha, os “inimigos” de ontem poderão virar “amigos” rapidamente, e pedetistas e peemedebistas podem se aliar no ano que vem. Tudo bem que na política tudo se acerta, mas muita gente não vai engolir com facilidade um palanque dividido por Osmar Dias e Roberto Requião. As histórias dos últimos anos vão ser relembrados, e vai ser difícil explicar que toda aquela raiva virou, de uma hora para outra, um carinho quase fraternal.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna